in

AMD oferece tour virtual pelo supercomputador Hawk

O Hawk é o sistema de uso geral mais rápido para computação científica e industrial da Europa.

AMD oferece tour virtual pelo supercomputador Hawk
Imagem: HLRS.

A AMD lançou um tour virtual 360° do supercomputador Hawk, que está no Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart (HLRS) da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. O sistema Hawk está entre os supercomputadores mais rápidos do mundo. Além disso, o Hawk é o sistema de uso geral mais rápido para computação científica e industrial da Europa.

O tour virtual revela uma visão interna de uma conquista técnica impressionante na supercomputação europeia. À medida que você se move pelo ambiente virtual e entre os racks, você encontrará links para mais detalhes sobre o supercomputador Hawk.

AMD oferece tour virtual pelo supercomputador Hawk

Além disso, o passeio inclui uma entrevista com o Dr. Bastian Koller, diretor administrativo do HLRS, explicando como o sistema funciona e suas aplicações. Como visto no tour, o sistema Hawk consiste em 44 racks fornecidos por mais de 5.600 nós de computação, totalizando mais de 720.000 núcleos de computação de processadores AMD EPYC de segunda geração.

O Hawk foi projetado para aprimorar aplicações em energia, clima, mobilidade e saúde, com um desempenho máximo de aproximadamente 26 petaflops (26 quadrilhões de operações de ponto flutuante por segundo). Em outras palavras, a computação petaflop permite modelagem muito mais precisa de sistemas complexos.

AMD oferece tour virtual pelo supercomputador Hawk
Supercomputador Hawk. Imagem: HLRS.

O Hawk permite que cientistas e engenheiros realizem pesquisas sobre fenômenos maiores e mais complexos, enquanto suportam fluxos de trabalho intensivos em dados que combinam inteligência artificial, análise de big data, deep learning e simulação.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Fudzilla

Leia mais:

AMD doa clusters de supercomputadores para combate à Covid-19

Microsoft construiu um dos cinco supercomputadores mais poderosos do planeta

Projeto [email protected] ultrapassa capacidade dos 500 melhores supercomputadores combinados!

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.