AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8

Confira o novo recurso da AMD.

A AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8. Na semana passada, além de a Intel enviar seu novo driver gráfico do kernel Xe para o DRM-Next antes do Linux 6.8, a equipe vermelha enviou suas últimas mudanças no driver do kernel AMDGPU/AMDKFD antes deste próximo ciclo do kernel. Emocionante do lado da AMD é conseguir o suporte às propriedades de gerenciamento de cores da AMD! Mas, no lado negativo, ele está desativado por enquanto.

O trabalho de gerenciamento de cores da AMD realizado por Melissa Wen da Igalia, Joshua Ashton da Valve e Harry Wentland da AMD, entre outros, está finalmente sendo fundido para o Linux 6.8! Isso faz parte do trabalho contínuo em torno da habilitação do HDR (High Dynamic Range) e do suporte aprimorado ao gerenciamento de cores da AMD em geral para placas de vídeo Radeon, com foco imediato no Valve Steam Deck.

O gerenciamento de cores da AMD vem se unindo há um tempo e é ótimo ver esse trabalho finalmente pronto para o kernel principal! Mas, por enquanto, esse suporte à API de gerenciamento de cores da AMD está desativado no momento da compilação, pois está escondido atrás de uma definição de “AMD_PRIVATE_COLOR”.

AMD prepara o código de gerenciamento de cores da Radeon Graphics para Linux 6.8

Até que a API seja estabilizada nesta área, ela não fará parte das compilações normais do kernel Linux, mas pelo menos agora o código está upstream e é mais fácil para os gostos da Valve e outros que querem usá-lo tê-lo facilmente disponível sem ter que carregar manualmente os patches contra o kernel.

A atração de sexta-feira também tem as mudanças do lado do driver gráfico AMD em torno do AMD WBRF para mitigar a inferência de radiofrequência WiFi em torno dos relógios da GPU.

Esta última solicitação de pull AMDGPU para Linux 6.8 também tem muitas correções, permitindo o encapsulamento em filas de computação de alta prioridade, suporte a VPE DPM, AMDKFD agora pode importar e exportar DMA-BUFs usando identificadores GEM e várias outras melhorias de baixo nível.

Consulte esta solicitação pull para obter a lista completa dos patches AMDGPU/AMDKFD desta semana prontos para o DRM-Next. O Linux 6.8 está se moldando para ser uma versão de kernel bastante empolgante em muitas frentes para este primeiro ciclo de kernel de 2024.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile