AMD procura melhorar a experiência de redefinição de GPU no Linux

Os desenvolvedores de drivers gráficos Radeon Linux da AMD estão procurando aprimorar a experiência de redefinição da GPU para que mais informações sobre o evento problemático possam ser comunicadas na pilha para informar melhor o usuário e/ou tomar medidas maiores para garantir que a área de trabalho seja restaurada com sucesso.

Nas últimas duas semanas, houve muita discussão entre os desenvolvedores de drivers gráficos Linux upstream – não apenas a AMD, mas também a Intel e outros desenvolvedores – sobre um patch proposto por um engenheiro da AMD para comunicar eventos de redefinição de GPU via sysfs. A ideia original é ter um evento sysfs para indicar ao espaço do usuário sobre uma redefinição da GPU e fornecer informações como o ID do processo envolvido com o evento de redefinição da GPU, as informações de status da GPU e atributos relacionados. 

Este evento e as informações emitidas podem ser usadas por um daemon do usuário para encerrar ou bloquear o processo incorreto ou garantir que o processo seja reiniciado normalmente, registrando os referidos eventos de redefinição de GPU DRM ou outros casos de querer que o espaço do usuário seja informados sobre os eventos de reinicialização para que ações corretivas possam ser tomadas para garantir que o sistema seja restaurado de volta a um estado apropriado.

AMD procura melhorar a experiência de redefinição de GPU no Linux

Alguns desenvolvedores expressaram opiniões de que um novo evento sysfs específico de DRM não é a melhor abordagem, mas possivelmente fazendo uso de devcoredump. No entanto, o devcoredump não se limita apenas a drivers gráficos DRM ou eventos de redefinição, portanto, seria necessária uma filtragem adicional do espaço do usuário. 

Há também uma diferença de opinião sobre quais detalhes e quanta informação deve ser relatada por um evento de redefinição. Seja com base no devcoredump ou com um novo evento sysfs, ainda há o item em aberto de realmente escrever (ou melhorar o existente) software de espaço do usuário para aproveitar as informações do evento de redefinição da GPU comunicadas.

AMD procura melhorar a experiência de redefinição de GPU no Linux

Espera-se que você não experimente episódios de redefinição de GPU com frequência quando a placa gráfica apresentar algum erro e precisa ser redefinida, mas pelo menos se o fizer, há trabalho em andamento para relatar o evento problemático ao espaço do usuário para que o usuário possa ser melhor informado.

A discussão sobre as adições/melhorias do relatório de eventos de redefinição da GPU proposta pela AMD está acontecendo por meio deste thread dri-devel. Será interessante ver como a discussão se desenrola para, em última análise, trabalhar para melhorar a experiência de relatório/manuseio de redefinição de GPU no Linux.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile