Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

10/09/2021 às 09:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

AMD promete mais desempenho da estação de trabalho de seu driver RadeonSI

Saiba como a empresa tem avançado em relação ao Linux.

AMD promete mais desempenho da estação de trabalho de seu driver RadeonSI

Enquanto Vulkan está rapidamente assumindo como a API gráfica dominante para jogadores de Linux, especialmente com marcas como DXVK e VKD3D-Proton mapeando Direct3D em cima de Vulkan, OpenGL continua amplamente usado por software de estação de trabalho. É também para software de estação de trabalho onde o driver OpenGL Linux de código fechado “PRO” da AMD tradicionalmente competiu bem (e superou) o driver Mesa de código aberto. No entanto, com todas as mudanças recentes, isso é uma questão do passado ou está perto de não ser relevante com os aprimoramentos mais recentes do Mesa. Assim, a AMD promete mais desempenho da estação de trabalho de seu driver RadeonSI. Conforme relatado várias vezes no ano passado, os desenvolvedores OpenGL Mesa da AMD têm trabalhado intensamente para espremer as últimas otimizações de desempenho para software de estação de trabalho – particularmente conforme medido pelo benchmark SPECViewPerf.

Mês passado a lacuna era incrivelmente pequena em aproximadamente 2% para RadeonSI em relação ao driver PRO para pelo menos Siemens NX. Esse era o estado RadeonSI com patches trabalhados por Marek Olšák.

AMD promete mais desempenho da estação de trabalho de seu driver RadeonSI

AMD promete mais desempenho da estação de trabalho de seu driver RadeonSI

Neste sentido, houve uma fusão na quinta-feira para a nova série de patches de Pierre-Eric Pelloux-Prayer da AMD. Essa mais nova série de patch é uma limpeza do código da lista de exibição do VBO com mais otimizações e limpezas de CPU. A série de patch acaba causando menos chamadas de desenho, menos código de driver e melhorando o desempenho – em cerca de 10% para o caso de teste Siemens NX de SPECViewPerf. Um aumento de 10% no desempenho para esta solicitação de mesclagem que tem 379 linhas de novo código enquanto remove 461 linhas.

Esta melhoria RadeonSI está no Mesa Git agora para o Mesa 21.3 com lançamento no próximo trimestre. Será interessante ver com esse e qualquer outro código ainda por chegar para a v21.3 se o RadeonSI agora cruzará firmemente o território de ser mais rápido do que o AMDGPU-PRO OpenGL. Pelo menos em relação ao uso de estação de trabalho. 

Embora a AMD ainda tenha que manter seu driver Windows OpenGL para o qual seu driver “PRO” Linux de código fechado compartilha código, é improvável que a AMD descontinue a oferta do driver PRO. Ao mesnos em curto prazo. Assim, não deve interromper o fluxo de trabalho ou arriscar regressões para qualquer de seus clientes de estação de trabalho de grande porte.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.