AMD publica novo código de driver de áudio Linux para Raphael

Veja as novidades em relação ao driver AMD Linux.

A AMD publicou hoje um novo código de driver Linux de código aberto para habilitar o coprocessador de áudio (ACP) com a próxima plataforma Raphael com os processadores da série Ryzen 7000. Portanto, a AMD publica novo código de driver de áudio Linux para Raphael.

A boa notícia é que a AMD está publicando o suporte ACP, mas a má notícia é que isso está chegando muito tarde. Os processadores para desktop AMD Ryzen 7000 “Raphael” estão cada vez mais próximos do lançamento. O suporte ao Linux parece estar se unindo bem para esses processadores Zen 4 nos lançamentos recentes do kernel. Agora, esse novo código de driver de áudio ACP é necessário para aqueles que confiam no áudio ACP integrado com esses próximos chips.

AMD publica novo código de driver de áudio Linux para Raphael

Com o lançamento da série Ryzen 7000 se aproximando, foi apenas no início desta semana que a AMD começou a divulgar mais AM5 com esta foto oficial.

Ao longo de 5 patches hoje, os novos arquivos de cabeçalho e outros patches para colocar o driver AMD SoC ACP Linux em forma para a plataforma Raphael “RPL”. 

No entanto, devido ao momento disso, a janela de mesclagem do Linux 5.20 está abrindo em pouco mais de uma semana e não está imediatamente claro se esse código Raphael pode ser apressado para o próximo som a tempo. Caso contrário, se faltar a janela de mesclagem do Linux 5.20, ela não será mesclada até o Linux 6.0 no final do ano, certamente após a janela de lançamento do Raphael.

AMD publica novo código de driver de áudio Linux para Raphael.

Infelizmente, o suporte de áudio Raphael ACP está atrasado e com o tempo do kernel para se desenvolver, isso pode significar que não há suporte de áudio ACP pronto para uso no lançamento, especialmente com alguns lançamentos de distribuição Linux neste final de ano possivelmente aderindo ao kernel v5.19. 

De qualquer forma, pelo menos as outras áreas do suporte à CPU de desktop Zen 4 devem estar prontas para o lançamento. Isso inclui o monitoramento de temperatura e outros bits que às vezes chegaram atrasados.

De qualquer forma, e como de costume, fique atento para saber mais sobre a série AMD Ryzen 7000 “Raphael” no Linux quando chegar a hora.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile