AMD revela o Ryzen 9 7945HX3D para laptops com 3D V-Cache

AMD também lança HIP SDK para Windows.

A AMD fez um grande anúncio sobre o Ryzen 9 7945HX3D, seu primeiro processador móvel com tecnologia 3D V-Cache. O objetivo é para aumentar o desempenho de jogos e outras atividades com cache. Em resumo, a AMD revela o Ryzen 9 7945HX3D para laptops com 3D V-Cache e isso ocorreu durante o evento ChinaJoy.

O parceiro de lançamento inicial do processador móvel Ryzen 9 7945HX3D é a ASUS com seu laptop ROG Scar 17 programado para estrear no final de agosto com este Zen 4 SoC com 3D V-Cache. 

Atualmente, 22 de agosto é a data de lançamento esperada. O AMD Ryzen 9 7945HX3D é um processador móvel de 16 núcleos/32 threads com boost clocks de até 5,4 GHz, um clock base de 2,3 GHz, 128 MB de cache L3 via 3D V-Cache e um TDP padrão de 55 Watts. 

O que a AMD revela sobre o novo Ryzen 9 7945HX3D para laptops com 3D V-Cache

O Ryzen 9 7945HX3D possui um TDP configurável de 55 a 75 Watts.O jogo é o foco principal do Ryzen 9 7945HX3D, mas como vimos no 3D V-Cache em desktops e servidores, ele também pode ajudar muito em cargas de trabalho HPC e ambientes de computação científica semelhantes. Infelizmente, não se disse nada sobre a possibilidade de revisar este primeiro SoC móvel Ryzen com 3D V-Cache no Linux para ver seu suporte e desempenho.

Aqueles que desejam saber mais sobre a estreia do Ryzen 9 7945HX3D com o laptop ASUS ROG Scar 17 podem saber mais em AMD.com.

AMD lança HIP SDK para Windows

Esta tarde, a AMD anunciou a disponibilidade do HIP SDK para Microsoft Windows como parte de sua plataforma de computação ROCm com suporte para várias GPUs profissionais e de consumo.O AMD HIP SDK agora está disponível para Windows com foco no suporte a aplicativos de desktop e trazendo este subconjunto da plataforma ROCm do Linux para o Windows. 

A AMD escreveu no anúncio:

O HIP faz parte do AMD ROCm™, nossa plataforma de código aberto para computação de GPU. Mas enquanto a plataforma AMD ROCm™ é focada em HPC e IA, particularmente soluções baseadas em servidor, o HIP é projetado para aplicativos de desktop. Você pode usá-lo no Windows e também no Linux, e ele não vem com estruturas de aprendizado de máquina como PyTorch ou TensorFlow: apenas a funcionalidade principal de que você precisa para software intensivo de GPU, como renderizadores e ferramentas de simulação….Para quais tipos de software o HIP SDK é destinado?

Qualquer coisa que use computação numérica, mas particularmente gráficos e ferramentas de simulação. No mercado DCC (Criação de Conteúdo Digital), o HIP é usado no Blender – o software 3D usado nos efeitos visuais de séries como The Man in the High Castle, da Amazon Prime – em seu mecanismo de renderização Cycles. 

A Maxon está usando o HIP para portar seu renderizador Redshift, usado em filmes como The Matrix: Resurrections, para rodar em GPUs AMD. E no mercado de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), os desenvolvedores procuram fazer o mesmo com ferramentas computacionais de dinâmica de fluidos.

Embora o HIP da AMD ajude na transição do código CUDA para funcionar nas GPUs AMD, os esforços de otimização ainda podem ser deixados para os desenvolvedores. Esta versão do Windows é limitada à parte do HIP SDK e não às inúmeras bibliotecas de aprendizado de máquina e IA que também abrangem o ROCm no Linux.

O HIP SDK no Windows varia do lado profissional da Radeon VII até a série Radeon Pro W7900. Atualmente, o suporte da GPU Radeon para consumidores é a série Radeon RX 6000 e RX 7000. Esses detalhes aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile