AMD se une ao projeto Cloud Hypervisor iniciado pela Intel

Cloud Hypervisor escrito em Rust.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Nos últimos três anos, um dos muitos projetos de software de código aberto promissores da Intel foi o Cloud Hypervisor escrito em Rust. O Cloud Hypervisor começou apenas como um hypervisor Rust VMM moderno, focado em segurança e centrado na nuvem para hardware e software moderno.  Agora, a AMD, principal concorrente, se une ao projeto Cloud Hypervisor iniciado pela Intel.

Começou como apenas um dos muitos projetos de software de código aberto da Intel, mas no ano passado foi incorporado ao guarda-chuva da Linux Foundation. No entanto, a Intel continua a ser um dos principais contribuintes para o projeto. Surpreendentemente agora, a AMD anuncia que se juntou ao projeto Cloud Hypervisor.

A AMD ingressou no Cloud Hypervisor Project como membro do conselho consultivo. A adesão da AMD a este projeto de código aberto VMM escrito em Rust e iniciado pela Intel não é totalmente surpreendente, considerando que começou a ganhar alguma tração no setor. Além disso, voltar a 2020 foi o suporte experimental do AArch64 e o Arm acabou se tornando um colaborador proeminente do Cloud Hypervisor. 

AMD se une ao projeto Cloud Hypervisor iniciado pela Intel

Ao definir as vistas além do uso de VMs Linux, a Microsoft é outro contribuidor proeminente para o Cloud Hypervisor e garante um bom suporte ao Windows/MSHV. Agora, a AMD tem participação no Cloud Hypervisor e garantirá que seus processadores EPYC e seus recursos sejam bem suportados por esse hypervisor de virtualização.

A notável lista de organizações que apoiam abertamente o Cloud Hypervisor, além da AMD, inclui Alibaba, Arm, ByteDance, Intel, Microsoft e Tencent. O projeto de código aberto certamente está em uma trajetória interessante e eu escrevi sobre isso em dezenas de artigos, enquanto será ainda mais interessante agora ver quais investimentos a AMD faz no projeto.

Os detalhes básicos da adesão da AMD ao projeto Cloud Hypervisor podem ser encontrados no comunicado de imprensa do LF.

Parece que esta semana pode estar ocupada na frente do servidor AMD, pois além do anúncio do Cloud Hypervisor, a AMD revelou recentemente que em 10 de novembro eles lançarão seus processadores “Genoa” de próxima geração.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.