AMD traz os processadores AMD EPYC de 4ª geração para o data center moderno com desempenho, eficiência energética e arquitetura de última geração

Os novos processadores AMD EPYC™ são os mais rápidos e energeticamente mais eficientes do mundo, permitindo que os clientes modernizem seus data centers para gerar insights e melhores resultados de negócios.

Claylson Martins
9 minutos de leitura
Imagem: AMD

AMD anunciou os Processadores AMD EPYC™ de 4ª geração; com desempenho inigualável para atividades críticas em computação em nuvem, empresarial e de alto desempenho durante o evento “together we advance_data centers”. 

Os Processadores AMD EPYC de 4ª geração trazem arquitetura, tecnologia e recursos de última geração para o data center moderno. Construídos no núcleo “Zen 4”, o de mais alto desempenho da AMD, os processadores oferecem desempenho de liderança, eficiência energética e ajudam os clientes a acelerar a modernização do data center para maior rendimento de aplicações e insights mais acionáveis. 

AMD traz os processadores AMD EPY de 4ª geração para o data center moderno com desempenho, eficiência energética e arquitetura de última geração

 “Escolher o Processador de data center certo é muito importante, e os Processadores EPYC de 4ª geração oferecem liderança em todas as dimensões”, afirma a Dra. Lisa Su, presidente e CEO da AMD. “O data center representa a maior oportunidade de crescimento e a prioridade mais estratégica para a AMD, e estamos comprometidos em tornar a AMD o principal parceiro, oferecendo o portfólio mais amplo do setor de mecanismos de computação adaptáveis e de alto desempenho. Construímos o melhor roteiro de CPU de data center do setor e, com o EPYC de 4ª geração, damos outro grande passo à frente em desempenho e eficiência para tornar o melhor roteiro de Processador de servidor ainda melhor. Com um conjunto significativamente expandido de soluções a caminho do lançamento de nosso ecossistema de parceiros, os clientes que selecionam o EPYC de 4ª geração para alimentar seus data centers podem melhorar o desempenho, consolidar sua infraestrutura e reduzir os custos de energia.” 

Acelerando os resultados e gerando insights para as empresas

AMD traz os processadores AMD EPY de 4ª geração para o data center moderno com desempenho, eficiência energética e arquitetura de última geração

Os processadores AMD EPYC de 4ª geração são projetados para oferecer otimizações em todos os segmentos de mercado, enquanto ajudam as empresas a liberar recursos de data center para criar processamento de carga de trabalho adicional e acelerar a produção. 

Com os processadores AMD EPYC de 4ª geração, as empresas podem: 

  • Desempenho e Eficiência. Com até 96 núcleos em um único processador, os novos processadores AMD EPYC permitem que os clientes implantem menos servidores para continuar atendendo às suas necessidades de computação. Isso permite que eles gerem maior flexibilidade no data center, que pode ser aproveitada para atender às metas de sustentabilidade dos negócios e gerar dividendos no mundo real. 
  • Ajuda a manter os dados seguros. Por meio de uma abordagem de “Security by Design”, a AMD continua a oferecer recursos de segurança aprimorados em CPUs x86. A série de processadores AMD EPYC de 4ª geração expande o AMD Infinity Guard, um conjunto de recursos de ponta que oferece camadas físicas e virtuais de proteção. Com 2X o número de chaves de criptografia em comparação com as gerações anteriores, os processadores EPYC de 4ª geração ajudam os clientes a manter os dados seguros, sejam eles armazenados localmente ou na nuvem. 
  • Use os recursos e arquiteturas mais recentes do setor. Esses processadores continuam a fornecer aos clientes um conjunto de recursos “all-in”, com os clientes precisando apenas escolher a contagem de núcleos e a frequência que correspondam às suas necessidades de carga de trabalho. O processador AMD EPYC de 4ª geração apresenta suporte para memória DDR5 e PCIe® Gen 5, que são essenciais para aplicativos de IA e ML. Além disso, os processadores AMD EPYC de 4ª geração suportam CXL® 1.1+ para expansão de memória, ajudando os clientes a atender às demandas de maior capacidade de carga de trabalho na memória. 

Todos esses recursos e capacidades permitem que os clientes usem os processadores EPYC de 4ª geração para impulsionar a consolidação da infraestrutura com desempenho semelhante ou melhor, ajudando assim a reduzir os custos e o consumo de energia de seu data center. 

Expandindo o ecossistema de processadores AMD EPYC 

No evento “together we advance_data centers”, os executivos da AMD foram apoiados por vários parceiros de nuvem, software e OEM, incluindo Dell Technologies, Google Cloud, HPE, Lenovo, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure, Supermicro e VMware. Esses parceiros destacaram seu suporte aos processadores AMD EPYC de 4ª geração: 

  • A Dell Technologies anunciou a próxima geração de servidores Dell PowerEdge com processadores AMD EPYC de 4ª geração. Oferecendo um desempenho impressionante de aplicativos, os novos sistemas foram projetados para ajudar os clientes a alimentar com mais eficiência cargas de trabalho exigentes e centradas em computação, como data analytics. 
  • O Google Cloud discutiu a incorporação de processadores AMD EPYC de 4ª geração no Google Cloud Compute Engine e destacou como os processadores AMD EPYC em seus data centers estão ajudando o Google com suas metas de eficiência. Além disso, eles destacaram o uso de processadores AMD EPYC para oferecer desempenho de preço líder nas VMs do Google Cloud Tau e proteção de dados altamente segura com o portfólio de computação confidencial do Google Cloud. 
  • A HPE anunciou novos servidores HPE ProLiant Gen11 que suportam processadores AMD EPYC de 4ª geração que também estão disponíveis por meio de um modelo de consumo de pagamento conforme o uso com HPE GreenLake. A HPE também anunciou o suporte para processadores AMD EPYC de 4ª geração em seu portfólio de supercomputação com os novos supercomputadores HPE Cray EX2500 e HPE Cray XD2000. 
  • A Lenovo lançou 21 novos servidores ThinkSystem e soluções hiperconvergentes ThinkAgile (HCI), com processadores AMD EPYC de 4ª geração, incluindo ThinkAgile VX e ThinkAgile HX para permitir a implantação rápida de nuvens-múltiplas híbridas e simplificar o gerenciamento de infraestrutura. 
  • A Microsoft anunciou uma prévia de novas máquinas virtuais (VMs) para HPC. As VMs da série HBv4 e todas as novas VMs da série HX são alimentadas por processadores AMD EPYC de 4ª geração. Cada um contará com a tecnologia AMD 3D V-Cache™ quando atingir a disponibilidade geral em 2023. A Microsoft também anunciou que VMs e contêineres adicionais usando AMD EPYC de 4ª geração estão por vir. 
  • As últimas Oracle Cloud Infrastructure (OCI) E5 são equipadas com processadores AMD EPYC de 4ª geração para serem usadas por clientes como Oracle Red Bull Racing, para o desenvolvimento de sua próxima geração de projetos de powertrain. A Oracle também fornecerá segurança aprimorada com o OCI Confidential Computing, baseado na AMD Secure Encrypted Virtualization (SEV). Os processadores AMD EPYC de 4ª geração também alimentam MySQL HeatWave, Oracle Autonomous Database e Exadata Database Service em OCI. 
  • A Supermicro anunciou adições significativas à sua ampla linha de servidores que suportam os novos processadores AMD EPYC de 4ª geração na série A+ 
  • • A VMware anunciou que o suporte e a otimização do vSphere® 8 para sistemas com processador EPYC de 4ª geração já está disponível. 

O AMD EPYC de 4ª geração pode fornecer até 2,8 vezes mais desempenho, até 54% menos energia, somado aos mais de 300 recordes mundiais mantidos pelos processadores AMD EPYC e é suportado por um ecossistema completo de software e hardware que abrange uma variedade de cargas de trabalho, incluindo banco de dados, virtualização, IA/ML, HPC e muito mais. Você pode ver mais sobre o ecossistema AMD EPYC aqui. Assista ao replay da palestra aqui e visite a pagina dos Processadores AMD EPYC de 4ª geração para saber mais e leia sobre o que os clientes da AMD têm a dizer. 

Tabela de produtos de processadores AMD EPYC de 4ª geração 

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.