Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

18/05/2021 às 09:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

AMDVLK 2021.Q2.3 lançado com otimização de CPU

AMDVLK 2021.Q2.3 lançado com otimização de CPU

Já se passou um mês e meio desde que a AMD publicou uma análise de segurança de seu novo recurso Zen 3 “Predictive Store Forwarding” que, embora ajudasse no desempenho, poderia teoricamente levar a um novo ataque de canal lateral. Embora tenham publicado um patch do Linux para permitir a desativação do PSF se desejado para aumentar a segurança, até hoje eles continuam trabalhando e ainda precisam ser corrigidos.

Dias depois da publicação do white paper de segurança, a AMD começou a postar os patches do Linux para desabilitar o PSF opcionalmente para usuários preocupados com as possíveis implicações de segurança do Predictive Store Forwarding. A partir de segunda-feira, já houve seis rodadas desses patches para simplesmente oferecer o controle de usuário PSF.

As revisões consolidaram o trabalho, renomearam PSF para um “controle” em vez de uma “mitigação”, corrigiram alguns procedimentos de MSR e agora foram acelerados pela sexta vez. Com esta última revisão, ele muda o código, simplifica a “mitigação” do PSF, e muda o parâmetro do kernel para ser chamado predictive_store_fwd_disable = com valores aceitos de on/off (, então “on” significa desabilitar.

Com o patch mais recente, nos kernels, inicializar com predictive_store_fwd_disable = on desabilitará o Predictive Store Forwarding para processadores AMD Zen 3 (processadores Ryzen 5000 e EPYC 7003).

Dado o tempo deste patch ter passado da janela de mesclagem do Linux 5.13, resta saber se eles tentarão colocá-lo neste ciclo como uma correção de segurança ou apenas descartá-lo para o Linux 5.14 como um recurso durante a próxima janela de mesclagem, assumindo que nenhuma rodada adicional deste patch seja necessária para fornecer este controle PSF, o que atrasaria ainda mais a sua instalação.

AMDVLK 2021.Q2.3 lançado com otimização de CPU e tempos de compilação de shader mais rápidos

AMDVLK 2021.Q2.3 lançado com otimização de CPU

A AMD lançou hoje seu mais novo código de driver Vulkan de código aberto AMDVLK e com esta atualização vem algumas novas otimizações e melhorias.

As novas otimizações para AMDVLK 2021.Q2.3 incluem uma otimização de desempenho de CPU para seu binning de pipeline Vulkan e tempos de compilação de shader mais rápidos. Também há otimizações de desempenho específicas do jogo para Dawn of War III e Civilization VI. Esta atualização de driver de código aberto AMDVLK agora também estendeu seu suporte de formato quando executado no Wayland.

O driver AMDVLK 2021.Q2.3 foi refeito nos cabeçalhos Vulkan API 1.2.177. Existem também duas correções de bug conhecidas – um problema com o cache do shader não sendo usado por alguns aplicativos foi corrigido junto com uma falha de segmentação no logger do buffer de comando.

As fontes para este driver AMDVLK 2021.Q2.3 atualizado junto com RHEL e CentOS e binários do Ubuntu podem ser encontradas disponíveis para download no GitHub

Tags:

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.