AmigaOS é atualizado 24 anos depois
Foto: Wikipedia

Houve um tempo em que o AmigaOS era um dos sistemas operacionais mais avançados do planeta . Em 1994, no entanto, foi o começo do fim. A Commodore estava lançando o AmigaOS 3.1, que acabaria se tornando a última versão disponível do sistema operacional original desses lendários computadores.

O espírito do Amiga foi mantido vivo graças aos entusiastas desta plataforma e empresas como a Hyperion Entertainment. Eles publicaram o AmigaOS 3.1.4, que chega 24 anos depois, como uma atualização muito mais ambiciosa do que parece.

AmigaOS segue (surpreendentemente) vivo

A Haage & Partner foi a primeira a continuar o trabalho do Commodore. Ela foi responsável pelo desenvolvimento das versões do AmigaOS 3.5 e 3.9. Eles adicionaram grandes melhorias ao sistema operacional e começaram a abrir as portas para a arquitetura PowerPC .

Amigaos31 1

No entanto, foi a empresa belga Hyperion Entertainment, que a partir de 2004 começou a trabalhar na OS4.0, totalmente orientada em processadores PowerPC.

O anúncio diz que esta versão “é uma atualização tão importante quanto foi o AmigaOS 3.9 , e excede em robustez e estabilidade”.

Entre as características a serem destacadas, estão:

  • a inclusão de Kickstart ROM – 20 módulos que facilitam a compatibilidade com diferentes computadores Amiga (do Amiga 500 a 4000T);
  • o “atualizado” Workbench é “tão potente como o da versão 3.9 “.
  • Além disso, o console AmigaOS (CLI/Shell) foi aprimorado com novos comandos e suporte de pipes, links simbólicos ou nomes extensos de arquivos.
  • Suporte para novos sistemas de arquivos;
  • inclusão de novos drivers de impressora;
  • novo conjunto de ícones adicionado aos tradicionais.
Amigaos41
O AmigaOS 4.1 é uma versão muito mais alinhada com os novos tempos, apesar de ser compatível com máquinas baseadas em processadores PowerPC. Ele não foi feito para o Commodore Amiga que nos surpreendeu em meados dos anos 80 e início dos anos 90.

preço desta atualização é de 29,95 euros , e pode ser comprada como um download no site oficial da empresa para cada um dos computadores suportados.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado Audacity 2.3.0 com novos recursos

Previous article

Google entra no streaming de jogos com o Project Stream

Next article

You may also like

More in Notícias