in

Ampere cria processador ARM de 64 bits e 80 núcleos

A Intel domina cerca de 95,5% do mercado de chips para servidores com seus processadores baseados em x86, e a AMD tem o resto.

Ampere cria processador ARM de 64 bits e 80 núcleos
Imagem: Reprodução | Fudzilla.

A empresa Ampere divulgou o primeiro processador de servidor de 64 bits baseado em ARM de 80 núcleos da indústria, em uma tentativa de superar a Intel e a AMD em chips para datacenters.

A Ampere anunciou que começou a fornecer amostras do processador Ampere Altra para datacenters modernos de computação em nuvem e de ponta. O processador Ampere Altra roda com 210 watts e é direcionado a aplicativos de servidor como análise de dados, inteligência artificial, banco de dados, armazenamento, pilhas de telecomunicações, computação de ponta, hospedagem na web e aplicativos nativos da nuvem. A Intel domina cerca de 95,5% do mercado de chips para servidores com seus processadores baseados em x86, e a AMD tem o resto.

Ampere cria processador ARM de 64 bits e 80 núcleos

Cada núcleo da CPU contém duas unidades SIMD de 128 bits, que são um pouco menos do que uma CPU AMD ou Intel equivalente ofereceria. As cargas de trabalho INT8 e FP16 suportam machine learning e o Altra tem declaradamente um design de quatro larguras com uma frequência turbo de 3 GHz. Cada núcleo é de thread único. O TDP é indicado como 210 W para a parte de 80 núcleos.

A Ampere tem como alvo recursos de eficiência energética, alto desempenho e capacidade de memória alta. Renee James, ex-presidente da Intel e agora CEO da Ampere, disse em entrevista ao site VentureBeat que o chip é mais rápido que um processador AMD Epyc de 64 núcleos e o chip Xeon Cascade Lake de alta tecnologia e 28 núcleos da Intel.

James disse:

Temos o maior número de núcleos no mercado. Portanto, agora está nas mãos de alguns dos maiores provedores de nuvem do setor. Estamos muito felizes com o resultado. Eu acho que as pessoas vão se surpreender. Sempre há algo que vem a seguir. E se não vier do operador histórico, vem do disruptor. Dessa maneira, é emocionante trabalhar no que acho que será o próximo.

Além disso, o Altra está fazendo algumas reivindicações de desempenho estimadas, argumentando que seu chip de 80 núcleos superará o Epyc 7742 e superará fortemente o Xeon Platinum 8280. Assim, espera-se que o novo Intel Xeon Gold 6258R substitua o Platinum 8280 nesta comparação, já que é muito mais barato e oferece desempenho idêntico.

Ampere cria processador ARM de 64 bits e 80 núcleos
Imagem: Reprodução | Fudzilla.

Por fim, para ajustar seus números, a Ampere optou por desvalorizar as plataformas Epyc e Intel para explicar as diferenças do compilador.

Fonte: Fudzilla

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Mozilla fez alterações importantes no Firefox

Mozilla Firefox 74 já está disponível para download

Os novos recursos biométricos do Android 11 tornarão mais conveniente o uso do telefone

Os novos recursos biométricos do Android 11 tornarão mais conveniente o uso do telefone