in

Android 11 Beta 1 lançado para telefones Pixel do Google

O Android 11 tem três grandes temas: Pessoas, Controles e Privacidade.

Depois de cancelar o anúncio presencial devido à pandemia de coronavírus e até o lançamento virtual por conta dos protestos que se espalharam pelos Estados Unidos e pelo mundo, o Google finalmente anunciou hoje a chegada do Android 11 Beta 1 para telefones Pixel. De acordo com o lema da empresa, o foco está em ‘pessoas, controles e privacidade’. A versão beta do Android 11 era esperada originalmente para maio.

O Google “cancelou o evento de lançamento virtual para permitir que as pessoas se concentrem em discussões importantes sobre justiça racial nos Estados Unidos”. Ao invés disso, a empresa disponibilizou 12 palestras originalmente agendadas para E/S no YouTube hoje, enquanto hospedará “11 semanas do Android” que cobrem tópicos como interface do usuário, Jetpack e aprendizado de máquina. Também haverá Meetups on-line do Android 11.

As pessoas

O Google quer tornar o Android “mais centrado nas pessoas”, “reimaginando a maneira como conversamos em nossos telefones”. Isso começa com uma seção dedicada na parte superior da tela de notificação chamada “Conversas”. Ações específicas permitem que os usuários definam lembretes e criem atalhos da tela inicial para threads.

Os chamados “Bubbles” são a maior mudança, com usuários capazes de iniciar conversas e obter acesso com um toque para abrir uma conversa completa sobre o que quer que estivessem fazendo anteriormente. O Google recomenda que os desenvolvedores adotem essa API do Bubbles para Android 11.

Outros recursos incluem sugestões de teclado, enquanto o Voice Access agora aproveita um “córtex visual no dispositivo que entende o conteúdo e o contexto da tela e gera rótulos e pontos de acesso para comandos de acessibilidade”. O objetivo é criar um sistema operacional que “possa reconhecer e priorizar as pessoas mais importantes da sua vida”.

Controles

O próximo ponto se concentra em facilitar o controle de todos os seus dispositivos domésticos inteligentes e acessórios Bluetooth. Mantendo pressionado o botão de energia Device Controls. Além disso, o Google Home já suporta a nova API que permite que qualquer aplicativo apareça nesta grade. Por exemplo, você pode tocar para ligar/desligar as luzes e arrastar a tela para ajustar o brilho.

Enquanto isso, o Media Controls permite alternar a saída da reprodução de áudio e vídeo para fones de ouvido, alto-falantes ou televisões. O Now Playing está integrado às Configurações rápidas. Esse recurso pode ser ativado na versão Beta 1 em Opções do desenvolvedor> “Reinício da mídia”.

Privacidade

A privacidade é o foco final do Android 11 com permissões únicas, podendo limitar o acesso do aplicativo ao microfone, câmera e localização do dispositivo. Enquanto isso, as permissões serão redefinidas automaticamente se você não tiver usado um aplicativo por um período “estendido”. Da mesma forma, a Play Store analisará todos os aplicativos Android que solicitam acesso ao local em segundo plano, embora os aplicativos existentes sejam permitidos até 2021 para cumprir essa alteração. Por falar em atualizações, o Project Mainline vê 12 novos módulos do sistema que podem ser atualizados via Google Play.

Instale o Android 11

As imagens do sistema Android 11 Beta 1 (RPB1.200504.018) estão disponíveis para o Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4 e Pixel 4 XL, bem como o Emulador do Android. O Android Beta Program já está ativo para permitir que os usuários instalem facilmente por meio de uma atualização do OTA.

9to5 Google

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.