in

Android 11 vai funcionar em todos os smartphones?

Será que o Android 11 vai funcionar em qualquer dispositivo? Confira!

Permissões únicas são uma adição fantástica ao Android 11

No Brasil, há aproximadamente 230 milhões de celulares em uso. O número de aparelhos celulares supera a quantidade de habitantes no país, que é de 210 milhões de pessoas. E o que mais impressiona nesses  dados é o expressivo domínio do sistema operacional (SO) Android no mercado nacional. Pesquisas indicam que o Android, sistema operacional da Google, está instalado em mais de 90% de todos os celulares vendidos no país.

Mais acessível e presente em diversas marcas, o Android é constantemente atualizado pela Google. Agora, a Google vai liberar a versão mais recente – o Android 11 – em meados de junho de 2020. Mas será que o Android 11 vai funcionar em todos os smartphones? Se você quer saber quais as novidades desse sistema e a sua compatibilidade com os dispositivos atuais, dê uma conferida no conteúdo que preparamos para você!

Por dentro do Android 11

O Android 11 é, na verdade, a décima oitava versão do SO desenvolvida pelo Google. Por enquanto, o Android 11 está em fase de testes junto aos desenvolvedores do sistema. O público geral ainda não tem acesso ao sistema pois, ele está previsto para ser liberado no meio do ano. De qualquer maneira, a cada nova geração lançada, o sistema evolui. Quer saber quais as novidades que virão com o Android 11?

Novidades do Android 11

O Android 11 vai trazer diversas funcionalidades inovadoras para os smartphones que possuem compatibilidade com o sistema:

  • Tecnologia 5G: a nova geração de dados será totalmente compatível com o SO
  • Telas dobráveis: o sistema é desenvolvido para funcionar em celulares com tela dobrável
  • Gravação da tela: agora, será possível gravar a própria tela do celular de maneira nativa
  • Gestos de navegação: o funcionamento do mecanismo está melhorado
  • Privacidade: aplicativos não terão acesso a sua localização em segundo plano, a menos que você permita
  • Interface nova: como é tradicional, a interface do sistema passará por atualizações, com mudanças nas notificações e ampliação do tema escuro

Gostou das novidades? É claro que ainda há muitas coisas que não foram reveladas!

Então você pode estar se perguntando: o Android 11 vai funcionar em todos os smartphones?

Compatibilidade do Android 11 com os smartphones

Infelizmente, o Android 11 não vai funcionar em todos os smartphones.

Como é padrão das empresas de tecnologia, a atualização do Sistema Operacional ocorre apenas nos celulares que são compatíveis. Geralmente, celulares mais antigos e com capacidade de processamento menor não suportam as novas versões de SOs. Isso ocorre porque a cada atualização esses sistemas ficam mais complexos e exigem mais dos celulares.

Claro que as empresas que fabricam os celulares, como a Samsung, LG, Motorola e outras marcas querem que os consumidores comprem os seus produtos novos e, portanto, limitam a atualização dos dispositivos mais antigos. Ainda não é possível saber em quais celulares o Android 11 vai funcionar.

Caso o seu celular seja compatível, a fabricante irá te notificar sobre a atualização assim que ela estiver disponível.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.