in

Android 12: Gesto de toque duplo de volta nos Pixels

Telefones Pixels terão o retorno do toque duplo com o Android 12

android-12-gesto-de-toque-duplo-de-volta-nos-pixels
Imagem: TecMundo

Desde o ano passado que o 9to5Google descobriu que o Google estava desenvolvendo um novo gesto de toque duplo. Agora parece que o Google está trabalhando para trazer o gesto de toque duplo de volta aos telefones Pixel com Android 12.

android-12-gesto-de-toque-duplo-de-volta-nos-pixels
Imagem: Reprodução 9to5Google

Gesto de toque duplo: “Columbus”

O gesto de toque duplo recebeu o codinome “Columbus”, uma referência a um personagem do filme Zombieland e sua famosa regra do “toque duplo”. Por padrão, esse gesto pretende ser outra maneira fácil de chegar ao Google Assistente, mas também pode ser configurado internamente para várias ações.

O pessoal do 9to5Google também descobriu que ele poderá funcionar como uma maneira rápida de descartar um cronômetro ou adiar um alarme, por exemplo. Inclusive, na época, chegaram a crer que esse gesto “Columbus” substituiria o gesto de compressão “Active Edge” que o Pixel 4a, Pixel 4a 5G e Pixel 5 não possuem.

No entanto, quando o Android 11 foi totalmente lançado para telefones Pixel, o toque duplo “Columbus” não fazia parte dele. Entretanto, de acordo com informações visualizadas pelo 9to5Google, o Google está trabalhando para reviver o “Columbus” nos telefones Google Pixel com Android 12.

Ao dar um toque duplo rápido na parte de trás do telefone, você poderá: ativar o Google Assistente, fazer uma captura de tela, pausar/retomar a reprodução de mídia, abrir a aba de notificações ou abrir a visualização de aplicativos recentes.

Essa versão do “Columbus” é mais aprimorada que a suposta versão no Android 11. Essa nova versão que vem com o Android 12 permite que você ajuste seu telefone para reconhecer apenas toques firmes na parte de trás. Ou, como outros gestos em telefones Android e Pixel, o toque duplo “Columbus” pode ser totalmente desativado.

O recurso já foi retirado do Android 11. Assim, não temos como ter certeza de que ele virá no Android 12. No entanto, tudo indica que ele virá empacotado nessa nova versão do Android.

Com informações de: 9to5Google

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Lançado Kernel Linux 5.11 RC 5

Lançado Kernel Linux 5.11 RC 5

Fedora desativa o uso de APIs privadas do Google Sync do Chromium

Fedora desativa o uso de APIs privadas do Google Sync do Chromium