in

Android 12 pode permitir que você “hiberne” apps para liberar espaço de armazenamento

O Android 12 pode adicionar a opção de ‘hibernar’ aplicativos

Huawei: Harmony OS não é uma cópia do Android e iOS
O Harmony OS para smartphones está sendo considerado uma alternativa ao Android.

Com o Android 12 à beira do seu lançamento, o pessoal do XDA Developers estão vasculhando o Android Open Source Project (AOSP) Gerrit em busca de dicas de novos recursos para a próxima versão do Android e, recentemente, identificaram evidências de que o Google está trabalhando em um recurso de hibernação de aplicativos para o Android 12. Isso mesmo, o Android 12 pode permitir que você “hiberne” apps para liberar espaço de armazenamento.

android-12-pode-permitir-que-voce-hiberne-apps-para-liberar-espaco-de-armazenamento
Imagem: TecheNet

O serviço de Hibernação de Aplicativos

Com base em algumas alterações de código enviadas ao AOSP, o Google está adicionando um novo serviço de sistema de hibernação de aplicativo “que gerencia o estado de hibernação do aplicativo, um estado que os aplicativos podem entrar, o que significa que não estão sendo usados ??ativamente e podem ser otimizados para armazenamento”. Sem dúvidas vai ser de grande utilidade para usuários de smartphones com pouca memória disponível.

E, convenhamos, muitos aplicativos a gente só deixa no telefone porque usa esporadicamente. Então, se tiver a opção de hiberná-los, certamente será uma boa. Além disso, é sempre bom poder contar com mais espaço na memória.

Infelizmente, a equipe XDA não obteve mais detalhes sobre esse recurso. Por exemplo, não descobriram como os aplicativos podem entrar nesse estado. Não se sabe se o recurso será automático, com base no tempo de “não uso” do aplicativo, ou se o usuário precisará fazer isso manualmente.

Além disso, eles não descobriram como os aplicativos serão otimizados para armazenamento, nem como o sistema operacional dirá ao usuário quais aplicativos foram hibernados. Na verdade, a única descoberta até o momento, é a possibilidade do recurso.

Android 12  e a Hibernação de Aplicativos

A equipe XDA supõe que o recurso será automático, como o recurso de revogação automática de permissões introduzido no Android 11 e que a otimização envolve a compactação do APK e de outros recursos do aplicativo. No entanto, só terão certeza quando as alterações de código sejam enviadas.

Além disso, não se sabe com certeza que o recurso realmente chegará ao Android 12, pois os commits ainda não foram mesclados. Ainda há tempo para novos recursos como esse serem adicionados, mas a janela se fechará em breve.

Com informações de: XDA Developers

Escrito por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

youtube-lanca-formato-de-pagina-para-conteudo-de-hashtags

YouTube lança formato de página para conteúdo de hashtags

Intel está considerando terceirizar a produção de alguns chips para a TSMC

Intel está considerando terceirizar a produção de alguns chips para a TSMC