Hoje é:08/03/2021
android-12-pode-ter-um-sistema-de-temas-aprofundado-que-pode-ate-recolorir-aplicativos

Android 12 pode ter um sistema de temas aprofundado que pode até recolorir aplicativos

Com o Android 10, o Google introduziu um modo escuro dedicado para reduzir o cansaço visual dos seus usuários. Para o Android 12, o Google está trabalhando para trazer um sistema de temas muito mais profundo, capaz de recolorir os aplicativos compatíveis. Sem dúvidas, será um recurso excelente para os amantes de mudanças constantes.

Recursos presentes no Google Pixel

Nos telefones Pixel do Google, você tem a opção de selecionar uma das várias cores para ser usada como destaque em alguns lugares, como os blocos de configurações rápidas e o controle deslizante de brilho, por exemplo. Além disso, a principal forma de personalizar as cores do seu telefone é alternar entre o tema claro e escuro.

De acordo com informações visualizadas pelo 9to5Google, o Android 12 está trabalhando para trazer um sistema de tema nativo, que permite selecionar uma cor primária e uma cor de destaque, e ver essas cores refletidas em todo o Android.

A cor primária escolhida deve até afetar coisas como a cor de fundo das notificações e a área de Configurações rápidas. As cores reais disponíveis para escolher variam de marca para marca e possivelmente até de modelo para modelo, já que cada fabricante de telefone provavelmente terá seus próprios conjuntos de cores. Infelizmente, não parece haver uma opção para criar seu próprio esquema de cores exclusivo ou para ser instalado através da Play Store, por exemplo,

O que realmente torna o sistema de temas do Android 12 especial, no entanto, é que as cores do tema principal e de destaque escolhidas também estarão acessíveis aos desenvolvedores de aplicativos Android. Isso significa que, se seus desenvolvedores assim escolherem, seus aplicativos Android favoritos podem corresponder melhor ao tema escolhido para o seu telefone.

Além disso, as cores do tema do Android 12 também podem ser escolhidas automaticamente com base no papel de parede atual. Quando você altera o papel de parede, o Android deve ser capaz de trocar perfeitamente para novas cores semelhantes à paleta de cores do seu papel de parede.

Como o Android 12 ainda está em desenvolvimento, ainda é possível que o Google remova esse novo sistema de temas antes do lançamento no final deste ano. Entretanto, provavelmente saberemos mais depois do Android 12 Developer Preview, o que pode acontecer já no próximo mês.

Agora é aguardar para termos certeza de que o Google implementará esse recurso no sucessor do Android 11. Inclusive, possivelmente, veremos bem mais recursos sendo testados no Android 12.

Com informações de: 9to5Google

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.