Hoje é:07/03/2021
android-12-tocar-em-notificacoes-abrira-aplicativos-instantaneamente

Android 12: Tocar nas notificações abrirá aplicativos instantaneamente

O Google está proibindo aplicativos de usar os chamados trampolins de notificação, no Android 12. Isso deve efetivamente banir as notificações de carregamento lento, e a mudança já está afetando os aplicativos do Android 12 hoje. Tocar em notificações abrirá aplicativos instantaneamente. Os aplicativos do Google precisam melhorar muito nesse sentido.

android-12-tocar-em-notificacoes-abrira-aplicativos-instantaneamente
Imagem: Reprodução Android Police

Android 12 eliminando notificações “trampolins”

Os “trampolins” são geralmente usados por aplicativos que não abrem uma atividade própria quando você toca em uma notificação, como quando você compartilha links consigo mesmo através de um aplicativo como o Pushbullet, por exemplo. E tocar na notificação abre o site em vez do aplicativo.

O Google também usa esse método para seu próprio recurso “Enviar para seus dispositivos” no Chrome. Assim, com objetivo de melhorar a experiência dos usuários, o Google está disposto a mudar isso. Dessa forma, tudo deve estar melhor quando o Android 12 ficar estável.

Curiosamente, a própria implementação do Chrome já está completamente quebrada a partir de agora, enquanto os usuários do Pushbullet recebem apenas uma mensagem de aviso.

Na verdade, os aplicativos do Google estão entre os “piores criminosos” quando se trata de usar trampolins. O pessoal do Android Police identificou essa “atividade indireta” após tocar nas notificações de alguns aplicativos do Google, incluindo o Drive, Página inicial e Agenda.

Eles conversaram com com os desenvolvedores do Pushbullet, que confirmaram que estão usando o que pode ser considerado um trampolim. No entanto, como as notificações do Pushbullet normalmente só levam você ao navegador, não há razão para iniciar o aplicativo Pushbullet apenas para encerrá-lo logo após redirecionar os usuários para o site solicitado.

Entretanto, pode haver uma maneira de contornar o problema usando a classe PendingIntent, conforme sugerido na documentação do Android, mas apenas testes rígidos dirão. Em qualquer caso, os desenvolvedores confirmaram ao Android Police que irão implementar todas as mudanças necessárias para suportar o Android no futuro. O Google provavelmente terá que mudar a forma como lida com as notificações em alguns de seus aplicativos também.

Conclusão

Embora o novo requisito possa tornar algumas atividades mais complicadas para os desenvolvedores, as pessoas comuns provavelmente ficarão felizes por não terem mais que esperar que seus telefones façam algo depois de tocar em uma notificação, por exemplo.

Com informações de: Android Police

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *