Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/07/2021 às 19:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Android 12 traz um novo recurso de compartilhamento de URL

Copiar links ficou ainda mais fácil

android-12-beta-4-1-traz-correcao-de-bugs

O Android 12 está em sua versão beta 3 e, essa versão trouxe uma série de mudanças e melhorias em relação à versão beta anterior. Entre eles, um recurso bastante útil, não foi anunciado como os demais. A versão beta 3 traz – m novo recurso de compartilhamento de URL.

O novo recurso de compartilhamento de URL do Android 12 permite que você copie links da visão geral de aplicativos recentes. Quando o Beta 3 foi lançado, não sabíamos como funcionava, já que o Google não anunciou oficialmente o recurso. Mas a empresa agora compartilhou a documentação do desenvolvedor, que lança alguma luz sobre esse novo recurso interessante, aponta o XDA-Developers.

O XDA revela que, de acordo com a documentação, o recurso de compartilhamento de URL recente pode ser ativado por qualquer aplicativo que forneça uma IU da web e substitua o método onProvideAssistContent da classe Activity. Este método é usado para fornecer ao app Assistant informações estruturadas sobre o conteúdo atual do primeiro plano.

Essencialmente, os aplicativos podem dizer ao Assistente que o conteúdo atual em primeiro plano é carregado de uma página da web específica. E no Android 12, esse URL é extraído e mostrado ao usuário, permitindo que ele o copie facilmente da visão geral dos aplicativos recentes. Assim, copiar os links fica totalmente mais fácil.

android-12-traz-um-novo-recurso-de-compartilhamento-de-url
Imagem: 9to5Google

Compartilhamento de URL no Android 12

Usar o novo recurso é bem simples. O URL aparece como um ícone no canto superior direito do cartão de aplicativo na visão geral de aplicativos recentes. Você pode tocar nele para ver o URL completo e, em seguida, copiá-lo ou compartilhá-lo diretamente na visão geral dos aplicativos recentes. Além disso, tocar no botão também exibe sugestões de contato na parte inferior para ajudá-lo a compartilhar o URL na mesma tela.

O recurso atual, disponível na versão anterior do Android, se você deseja copiar um link do Google Chrome e compartilhá-lo com um amigo, você deve tocar na barra de endereço e, em seguida, tocar no botão Copiar, mudar para o aplicativo de mensagens de sua escolha e colar o URL lá antes de clicar em enviar. Como alternativa, você pode tocar em na barra de endereço e no botão Compartilhar, selecionar o aplicativo com o qual deseja compartilhar o link na planilha de compartilhamento e selecionar o contato com o qual deseja compartilhá-lo.

A verdade é que esses modelos atuais não são nada cômodos. Além de ser um processo bastante demorado. O recurso de compartilhamento de URL recente visa simplificar isso em grande medida, permitindo que você deslize para cima para abrir a visão geral dos aplicativos recentes e, em seguida, copie ou compartilhe o link direto da mesma tela.

Mais um grande e útil recurso disponível no Android 12, cuja versão estável deve chegar em algumas semanas.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.