Notícias

28/10/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Android 12L otimiza o Android para tablets, dobráveis e Chromebooks

A empresa acaba de anunciar oficialmente o Android 12L

Android 12L otimiza o Android para tablets, dobráveis e Chromebooks

Há algum tempo já haviam evidências de que o Google lançaria uma atualização incremental para o Android 12, para uma melhor otimização em dispositivos maiores. Agora, o Google confirmou que ela se chamará Android 12L e otimiza o Android para tablets, dobráveis e Chromebooks


No Android Dev Summit, o Google anunciou oficialmente o Android 12L, um lançamento de recurso para o Android 12 desenvolvido especificamente para dispositivos de tela grande. O Android 12L incluirá novas APIs, ferramentas e orientações para ajudar os desenvolvedores a otimizar seus aplicativos para dispositivos de tela grande, como dobráveis, tablets e Chromebooks. Ele traz vários refinamentos de interface do usuário para tornar o Android mais utilizável em telas grandes.

android-12l-otimiza-o-android-para-tablets-dobraveis-e-chromebooks
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Por exemplo, em dispositivos com telas acima de 600 dp, a aba de notificação, a tela de bloqueio e outras superfícies do sistema usam um novo layout de duas colunas para aproveitar ao máximo o espaço extra da tela. Você pode ver isso na imagem abaixo!

android-12l-otimiza-o-android-para-tablets-dobraveis-e-chromebooks
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Android 12L

O Google trabalhou para tornar a multitarefa mais poderosa e intuitiva no Android 12L. Ele traz uma nova barra de tarefas em telas grandes que permite aos usuários alternar facilmente para seus aplicativos favoritos, como fariam em um desktop.

Além disso, a nova barra de tarefas também ajuda os usuários a visualizar facilmente dois aplicativos no modo de tela dividida. O Android 12L também permite automaticamente que todos os aplicativos entrem no modo de tela dividida, mesmo se eles não puderem ser redimensionados.

O Google também aprimorou o modo de compatibilidade com melhorias visuais e de estabilidade no Android 12L. Além disso, a empresa está oferecendo aos OEMs ferramentas para personalizar a caixa de correio, permitindo-lhes definir cores ou tratamentos de caixa de correio personalizados, ajustar a posição da janela de inserção, aplicar cantos arredondados personalizados e muito mais.

O Google planeja lançar o recurso Android 12L no início do próximo ano. A empresa já está trabalhando com parceiros OEM para trazer esses novos recursos para dispositivos de tela grande. Se você é um desenvolvedor de aplicativos, ficará feliz em saber que o Google já lançou uma versão de visualização para desenvolvedores do Android 12L.

Você pode experimentar o Android 12L Developer Preview baixando as imagens e ferramentas do sistema do Android 12L Emulator da versão de visualização mais recente do Android Studio. Certifique-se de revisar todos os recursos e alterações para testar seus aplicativos antes do lançamento estável e confira a visão geral de visualização para o cronograma e os detalhes do lançamento.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.