Android 14: clonar aplicativos e usar duas contas no mesmo dispositivo pode ser uma realidade

Os aplicativos clonados permitem mais contas no mesmo dispositivo

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Alguns OEMs do Android já oferecem um recurso de clonagem de aplicativos. No entanto, tudo indica que o Android 14 permitirá clonar aplicativos para que os usuários utilizem duas contas no mesmo dispositivo.

Clonagem dos aplicativos em OEMs do Android

Os aplicativos clonados em OEMs têm nomes diferentes e recursos ligeiramente diferentes, mas o princípio básico é o mesmo. Com esses clones, você pode ter duas instâncias de um aplicativo, cada uma com uma conta separada.

Os clones permitem que você, por exemplo, esteja conectado a uma rede social com duas contas simultaneamente. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo correto para acessar a conta desejada.

Android 14 pode permitir clonar aplicativos

Aparentemente, o Google está brincando com a ideia de inserir uma função para clonar aplicativos no Android 14. Graças a algumas investigações de código de Mishaal Rahman no XDA-Developers (Via: Android Authority), sabemos que você pode acessar um sinalizador de desenvolvedor na primeira prévia do desenvolvedor do Android 14. Inverter esse sinalizador ativa um recurso de “Aplicativos clonados” nas configurações do Android.

A função de clonagem do Android 14 funciona bem como outros serviços desse tipo. Você pode criar duas instâncias de um aplicativo e fazer login em cada uma com contas diferentes.

android-14-clonar-aplicativos-e-usar-duas-contas-no-mesmo-dispositivo-pode-ser-uma-realidade

Infelizmente, como esse é um recurso em andamento, ele é muito limitado. Você precisa definir os aplicativos que deseja clonar usando ferramentas de desenvolvedor, o que é uma grande barreira para o usuário em geral.

Além disso, o sistema não diferencia adequadamente os aplicativos depois de configurá-los, então você pode abrir a conta errada por engano, o que pode ser irritante para muitos usuários. Esperamos que a versão final desse recurso possa melhorar e trazer alguma diferença entre os aplicativos clonados.

Geralmente, recursos como esses são eliminados na fase de visualização do desenvolvedor e, em seguida, são corrigidos ou eliminados. Considerando que a evidência desse recurso existe desde o Android 12 e o Google agora o está refinando, isso sugere que poderíamos ver isso na versão estável do Android 14.

No entanto, é muito cedo agora, então as coisas podem mudar. De qualquer forma, esperamos que, dessa vez, Android possa implementar esse recurso que, pode ser muito útil para muitos usuários.

A clonagem dos aplicativos no Android 14 pode se tornar uma realidade em breve. Então, ficaremos de olhos nas versões do desenvolvedor e posteriores do Android 14, que deve chegar em sua versão estável no final deste ano.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.