Android 15 facilita uso de teclados físicos

O Android dá mais um passo para se tornar uma plataforma desktop melhor

Imagem: Reprodução | Android Authority

Mesmo o Android podendo ser executado em muito mais do que apenas telefones, o sistema operacional é mais otimizado para o telefone tradicional com tela sensível ao toque. Nos últimos anos, porém, o Google acelerou dramaticamente seus esforços para enriquecer a experiência do Android em outros formatos, como smartwatches, TVs, carros e tablets. Uma área que obteve melhorias significativas nos lançamentos recentes é o suporte ao teclado físico. Agora, o Android 15 deixará as coisas ainda melhores, facilitando o uso de teclados físicos.

Teclados físicos no Android 15

No Android 14, o Google fez diversas alterações para melhorar o suporte ao teclado físico. Essas mudanças incluem remapeamento de teclas modificadoras, suporte a gestos do touchpad, suporte à luz de fundo do teclado e disponibilidade expandida de atalhos.

Com o próximo lançamento do Android 15, o Google adicionará algumas novas configurações que tornarão os teclados físicos mais fáceis de usar. Por exemplo, ao conectar um teclado ao seu dispositivo na versão mais recente do Android 15 Developer Preview 2 e abrir as configurações do teclado físico, você descobrirá que agora há uma seção de acessibilidade com três recursos que estão desativados por padrão. Esses incluem: teclas de aderência; teclas lentas e teclas de rejeição.

Embora as descrições não revelem muitas informações sobre o que cada recurso realmente faz, os nomes são suficientes para entender as coisas. Todos os três são recursos de acessibilidade comuns encontrados em sistemas operacionais de desktop como o Windows. Esses recursos são mais úteis para pessoas com deficiência motora, mas também podem ser ativados por qualquer pessoa que tenha dificuldade para digitar em um teclado físico.

Imagem: Reprodução | Android Authority

Acessibilidade

O recurso de teclas aderentes facilita a inserção de atalhos de teclado em rápida sucessão. Por exemplo, quando você pressiona uma tecla modificadora como CTRL ou ALT com as teclas aderentes habilitadas, essa tecla modificadora permanecerá pressionada para que você não precise mantê-la pressionada enquanto pressiona outras teclas. Se você usa o Windows, provavelmente já ativou acidentalmente esse recurso antes, pois, por padrão, o sistema operacional o ativa quando você pressiona a tecla Shift cinco vezes seguidas. O Android 15 DP2 atualmente não alterna as teclas aderentes se você pressionar a tecla Shift rapidamente, embora isso possa mudar em uma versão futura.

As teclas lentas são um recurso que ajusta a duração que o usuário tem para pressionar e segurar uma tecla antes que o sistema aceite o pressionamento de tecla. Tocar na tecla Windows em um teclado físico leva o usuário de volta à tela inicial do Android, mas com as teclas lentas habilitadas, a tecla Windows deve ser pressionada por meio segundo.

Finalmente, há a configuração das teclas de rejeição, que permite ao sistema operacional Android ignorar pressionamentos rápidos e repetidos da mesma tecla. Ativar teclas de rejeição no Windows, por exemplo, tornaria mais fácil evitar a ativação acidental de teclas aderentes.

Além desses três novos recursos de acessibilidade, o Android 15 também melhora o suporte ao teclado físico de outra forma. O aplicativo Configurações agora mostra uma prévia do layout do teclado selecionado nas configurações do teclado físico.

Imagem: Reprodução | Android Authority

Com todos os novos recursos de teclado físico que o Google introduziu em lançamentos recentes, o sistema operacional Android dá mais um passo para se tornar uma plataforma de computação desktop melhor.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile