Android 15 pode ajudar a proteger seus dados e prolongar a vida útil da bateria

O Google lançará a próxima versão principal do sistema operacional Android, Android 15, nos próximos meses, e já descobrimos muitos de seus novos recursos de segurança e privacidade. Isso inclui um novo espaço privado para seus aplicativos confidenciais, proteção adicional contra dispositivos “stingray” desonestos, melhor controle sobre quando sua localização é compartilhada com redes celulares, redação automática de senhas de uso único (OTPs) de notificações e muito mais. O Android 15 pode ajudar a proteger seus dados e prolongar a vida útil da bateria.

Android 15 e a proteção de dados

Dado que ainda restam quatro versões de visualização antes do lançamento estável do Android 15, é provável que haja ainda mais recursos de segurança que ainda não foram adicionados ou descobertos. Um desses recursos que esperamos ver em uma próxima versão beta é chamado de tempo limite adaptativo.

Se você tiver um bloqueio de tela ativado em seu dispositivo, o Android bloqueará automaticamente seu dispositivo após um determinado período de tempo. Por padrão, o Android desliga a tela após 30 segundos de inatividade e bloqueia o dispositivo após mais cinco segundos. Esses limites podem ser alterados em Configurações > Tela > Tempo limite da tela e Configurações > Segurança e privacidade > Desbloqueio do dispositivo > Configurações de bloqueio de tela, respectivamente.

Imagem: Android Authority

Se você estiver fazendo algo que exige manter a tela do seu dispositivo ativa e desbloqueada, mas não consegue interagir com ela, você pode ativar o recurso opcional “atenção na tela” em dispositivos selecionados. Esse recurso, que o Google introduziu com a série Pixel 4, “evita que sua tela desligue se você estiver olhando para ela”.

O recurso usa a câmera frontal do seu dispositivo para ver se alguém está olhando para a tela, portanto, mesmo que a tela esteja normalmente configurada para atingir o tempo limite após 30 segundos, ela permanecerá ativa enquanto um rosto for detectado na frente dela.

Embora o Android ofereça aos usuários a opção de estender automaticamente o tempo que a tela do dispositivo permanece ligada por meio do recurso de atenção da tela, o sistema operacional não oferece um recurso que faça o oposto. Em outras palavras, o Android não possui um recurso que possa reduzir automaticamente o tempo que a tela leva para permanecer ligada. No entanto, isso deve mudar no Android 15 com o novo recurso de tempo limite adaptativo.

Novos recursos em strings

Na versão Android 15 Developer Preview 2 o pessoal do Android Authority localizou strings para uma nova configuração de “tempo limite adaptativo” que “desliga automaticamente a tela mais cedo se você não estiver usando o dispositivo”. A descrição do recurso não indica como o sistema operacional realmente sabe quando você não está usando o dispositivo, mas pode usar a câmera frontal do dispositivo ou outros sensores de presença para descobrir.

Essas strings podem ser encontradas no aplicativo de configurações do Android 15 DP2, mas o código que faz referência a essas strings pertence a classes no com.google.*namespace. Isso sugere que o recurso de tempo limite adaptável não fará parte da versão de código aberto do Android (AOSP), mas sim das versões do Android 15 do Google para dispositivos Pixel.

Com o tempo limite adaptável no Android 15, você pode aproveitar os benefícios de um tempo limite de tela estendido sem comprometer significativamente a segurança, pois o sistema operacional será capaz de desligar a tela de forma inteligente. Isso também tem implicações na vida útil da bateria, já que tempos limite de tela mais longos significam que a tela fica ligada por mais tempo, consumindo mais bateria.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile