Android Auto e Apple CarPlay: como tirar proveito destes grandes ajudantes

Android Auto e Apple CarPlay: como tirar proveito destes grandes ajudantes

Praticamente não existe pessoa, hoje em dia, que não use o smartphone para tudo, inclusive os proprietários de carros usados Renault, que, mesmo não devendo, usam o celular enquanto dirigem, mesmo sabendo que isso é errado. Eles não param o carro para atender uma ligação, mas existe um modo que facilita não só essa ação, mas muitas outras coisas!

Graças à tecnologia, Android Auto e Apple CarPlay chegaram para serem fieis ajudantes dos motoristas, porque permitem utilizar quase todas as funções do smartphone de quem dirige carros usados Renault, por exemplo. Desse modo, o motorista não desvia a sua atenção da estrada e pode fazer uma série de coisas com total segurança.

Mas o que é Android Auto? E Apple CarPlay?

São sistemas especiais que possibilitam utilizar o serviço de navegação, checar mensagens, fazer ligações, ver o calendário e reproduzir músicas do seu smartphone no sistema multimídia do seu veículo. A única diferença entre esses dois sistemas é que Android Auto é um aplicativo especialmente criado para os smartphones com sistema Android, o Apple CarPlay é um sistema integrado no iPhone.

Principais vantagens desses assistentes eletrônicos

Existem importantes pontos positivos desses dois assistentes, ideais para todos os motoristas de carros Renault usados e de veículos de todas as marcas:

  1. A navegação é simples na tela multimídia do veículo.
  2. Não há necessidade de procurar uma determinada função no menu, porque no volante ou na tela há os botões necessários para isso.
  3. Possuem assistentes de voz, Google Assistant e Siri, que procuram o posto de gasolina mais próximo, atendem um telefonema ou procuram uma rua determinada.
  4. Reproduzem áudio no sistema multimídia do veículo, como nos Renault usados.
  5. Carregam a bateria do celular.

Hoje em dia a maioria dos veículos que saem de fábrica possuem Apple CarPlay e Android Auto, além de entradas USB, sem por isso influencia nos preços de carros Renault usados e novos. É o avanço da tecnologia!

Algumas dicas e truques para tirar proveito desses sistemas

Existem algumas funções que são essenciais para aprender a usar Android Auto e Apple CarPlay e alguns truques para realmente tirar proveito deles:

  1. Deve iniciar automaticamente no carro, caso contrário, seria complicado procurar o aplicativo toda vez que você precisar. Portanto, você deve fazer que a app inicie automaticamente quando você entrar no veículo e conectar o Bluetooth. Como é feito isso:
  1. Organize os seus aplicativos. Você poderá escolher que aplicativos devem aparecer no menu da tela do carro e em que ordem.
  1. As mensagens não devem distrair ao motorista! Se não quiser que nada atrapalhe enquanto dirige, configure o sistema para não mostrar as notificações com as mensagens. Desse modo, você evitará a curiosidade de ler o conteúdo.
  1. Mostrar as notificações sem som. Desse modo, as notificações irão aparecendo, mas por não terem som, você evitará qualquer distração.
  1. Responder com facilidade uma ligação. Quando alguém telefonar, o sistema ativará de forma automática o viva-voz. Assim, só com o botão de atender a ligação você poderá falar sem ter que pegar o seu smartphone.
  1. Usar Waze ou Google Maps. Com o comando de voz você pode consultar uma rua, o melhor trajeto ou saber se há um engarrafamento mais na frente.
  1. Deixar sempre o modo noturno ativado. Se gostar do modo escuro, o ideal é deixar o aplicativo em modo noturno. Porém se você preferir, pode deixar que o aplicativo possa gerir os modos diurno e noturno.
  1. Respostas automáticas. Muitas vezes enquanto você dirige, provavelmente você não queira ser incomodado. Nas versões mais recentes do Android Auto e Apple CarPlay você poderá definir uma resposta automática para as mensagens ou ligações de determinados contatos, do tipo “Agora estou dirigindo, não posso responder”.
  1. Aplicativos fundamentais que você deve instalar: WhatsApp, Spotify, YouTube Music, Waze, Facebook Messenger.

É muito importante você lembrar sempre que toda a sua atenção deve estar voltada para o trânsito, a estrada e tudo que acontece ao redor do seu carro na hora de estar dirigindo. Android Auto e Apple CarPlay só estão ali para ajudar em determinados momentos, sem que você tenha que se distrair, para evitar assim qualquer acidente.

Sair da versão mobile