Android Auto: grande reformulação para Google Assistente e respostas de voz

A nova experiência do Google Assistente no Android Auto mostra a IU de “escuta” na barra inferior

O Google Assistente no Android Auto está passando por uma grande reformulação. Inclusive, desta vez, essa reformulação também se aplica a respostas de voz e é uma experiência bastante inteligente e deixa as coisas bem mais interessantes.

Reformulação do Google Assistente no Android Auto

O Google Assistente teve vários visuais diferentes no Android Auto ao longo dos anos, já que o Google nunca pareceu se estabelecer em um design por muito tempo. O design mais recente está em vigor desde agosto de 2023.

Agora, outro novo design está sendo lançado, mas é facilmente um dos melhores que já vimos até agora. A nova experiência do Google Assistente no Android Auto mostra a IU de “escuta” na barra inferior que substitui os ícones do seu aplicativo (ou verticalmente ao longo da lateral, se o seu carro mostrar dessa forma). Um “Olá, como posso ajudá-lo?” tag aparece se você não começar a falar imediatamente, mas assim que começar a falar, o Google transcreverá o que você disse nesta barra. As respostas do Assistente ainda são lidas em voz alta e não são mostradas na tela.

Você pode ver um breve clipe da nova IU em ação abaixo, bem como na captura de tela abaixo.

É uma evolução muito boa do design do Google, mas não é a única mudança que vemos aqui. Juntamente com o novo visual do Assistente, o Google também está renovando a forma como as respostas de voz funcionam no Android Auto.

Como antes, tudo isso é feito com o Assistente, mas as respostas de voz agora aparecem em qualquer espaço que não esteja sendo usado pelos mapas no Android Auto. Um painel mostra um prompt “Fale agora” que transcreve sua mensagem, ao mesmo tempo que oferece botões proeminentes “Cancelar” e “Enviar”. Ao lado, são mostrados a foto do perfil e o nome da pessoa com quem você está conversando, além de um pequeno ícone do aplicativo em uso (neste caso, Telegram).

Isso varia de tela para tela, mas em telas menores mostrará tudo em um único painel vertical que tem o nome e a imagem do contato na parte superior e a mensagem acima dos botões cancelar e enviar.

Excelentes mudanças

Essas mudanças ocorrem no momento em que o Google se prepara para fornecer suporte para resumos de mensagens de IA no Android Auto e respostas automáticas mais contextuais. Um vídeo de visualização desses recursos mostrou elementos de design semelhantes aos que estamos vendo agora, mas os novos recursos não parecem estar disponíveis ainda.

Estamos vendo essas reformulações no Android Auto versão 11.2, que começou a ser lançado na Play Store esta semana por meio do programa beta. No entanto, essas atualizações podem não depender inteiramente da versão específica do aplicativo. A mudança provavelmente será implementada para todos os usuários nas próximas semanas, caso ainda não esteja disponível.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile