Android deve facilitar a transferência de perfis eSIM para um novo telefone

Assim como o SIM físico, será mais fácil transferir o eSIM para o novo dispositivo

O Android deve facilitar para os usuários, quando mudarem de dispositivos, a transferência de perfis eSIM. Essa opção é essencial, já que atualmente isso não é possível. O Google acaba de lançar a segunda atualização beta do Android 13 QPR2 para dispositivos Pixel compatíveis. Embora seu changelog liste apenas algumas correções de bugs, a versão inclui algumas alterações como suporte para Unicode 15 emoji, algumas alterações de código sugerindo que o Google pode habilitar ícones com temas automaticamente no Pixel Launcher em uma versão futura e muito mais.

A atualização também apresenta uma nova propriedade do sistema, sugerindo que o Android poderá obter suporte para transferências contínuas de eSIM em breve.

Transferência de eSIM para novos dispositivos Android

Atualmente, o Android não permite que você transfira seu perfil eSIM de um telefone para outro. Você deve desativar o perfil eSIM em seu telefone antigo e ativá-lo em seu novo telefone. O processo não é perfeito e você pode até ter que entrar em contato com sua operadora para ativar o eSIM em seu novo telefone.

O iOS oferece um recurso integrado de transferência rápida que permite transferir físicos ou eSIMs de seu iPhone antigo para um novo modelo sem exigir que você entre em contato com sua operadora. Inspirando-se nesse recurso do iOS, o Google agora está trabalhando para trazer uma funcionalidade semelhante ao Android.

De acordo com Mishaal Rahman (Via: XDA-Developers), o Android 13 QPR2 Beta 2 inclui uma nova propriedade do sistema chamada ‘euicc.seamless_transfer_enabled_in_non_qs’, que sugere o próximo recurso.

Esse recurso provavelmente permitirá que os usuários transfiram facilmente um perfil eSIM de um telefone Android antigo para um novo telefone. Também pode permitir que os usuários convertam um cartão SIM físico em um telefone antigo em um perfil eSIM em um novo telefone.

Rahman revela ainda que o Google está implementando o recurso no aplicativo SIM Manager em seus telefones Pixel e em vários outros telefones que acompanham o Google Mobile Services.

No entanto, não temos detalhes completos de compatibilidade no momento. A linha Pixel do Google provavelmente suportará transferências de perfil eSIM e conversão de um SIM físico em um perfil eSIM. Dispositivos de outros OEMs também terão suporte para transferências de perfil eSIM, mas a capacidade de converter um SIM físico em um perfil eSIM pode ser limitada a alguns modelos.

No momento, não está claro quando o Google planeja lançar o recurso. Mas, esperamos que possa ser lançado junto com os lançamentos de dispositivos deste ano.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile