in

Android Q tem nova versão Beta

Esta é a quinta versão do sistema para testes.

Android Q tem nova versão Beta

Está cada vez mais próxima a data de lançamento do Android Q. Isto porque acaba de sair a versão Beta 5 do sistema operacional para smartphones que usam o sistema do Google. A atualização Beta 5 foi feita pelo Google na quarta-feira. Assim, o Android Q tem nova versão Beta.

Como obter a nova versão Beta do Android Q

Android Q tem nova versão Beta

A atualização está disponível por meio do Programa Beta Android para dispositivos qualificados, incluindo a linha de telefone Pixel do Google. De acordo com o cronograma de lançamento, a atualização é o primeiro release candidate do Android Q, indicando que está quase pronto para lançamento oficial.

 

Todas as APIs e ferramentas que o desenvolvedor usa para criar o novo sistema operacional agora estão finalizadas. Correções de bugs e pequenos ajustes serão feitos no beta 6 e no lançamento final ainda este ano.

De acordo com as notas de lançamento, o Beta 5 é “adequado para desenvolvimento, teste e uso geral”. Se você está adiando a adesão ao programa beta, o Beta 5 parece um bom momento para dar o salto.

Características do Android Q que tem nova versão Beta

Android Q tem nova versão Beta

A maior mudança que você encontrará na atualização de agora refere-se à funcionalidade de navegação por gesto completo do Android Q.

Com base no feedback de visualizações anteriores, o Google mudou a forma como o gesto de retrocesso funciona para impedir que ele interfira nos aplicativos que usam uma gaveta de navegação no lado esquerdo da tela.

Portanto, ainda não há uma data oficial para o lançamento do Android Q. Como é possível ver na imagem acima, o Google expandiu a lista de dispositivos compatíveis fora de sua linha Pixel. Então, foram incluídos 21 dispositivos no total de 12 diferentes OEMs.  Antes da versão final, está previsto mais um Beta 6.

A letra Q do Android ainda não recebeu um nome oficial. A seguir, veja alguns recursos presentes no novo Android Q:

PRIVACIDADE PRIMEIRO

localização-acesso-android-q.png
Google Inc.

A maior área de foco do Android Q parece estar relacionada à privacidade do usuário. Por exemplo, os usuários agora podem limitar quando um aplicativo tem acesso a sua localização. Assim, você pode limitar o acesso ao local do aplicativo somente quando estiver usando o aplicativo.

Há também controles mais precisos para o gerenciamento de arquivos, restringindo o acesso a identificadores de dispositivos, como o IMEI, número de série e outros IDs que podem ajudar a rastrear um usuário.

Bubbles!

android-q-bubbles.png
O novo recurso Bubbles do Android Q em ação.Google Inc.

Semelhante ao recurso de bate-papo do Messenger, o Bubbles exibirá pequenos alertas circulares sobre o que você está fazendo no seu dispositivo Android. Os usuários terão que aprovar cada aplicativo que quiser usar o Bubbles como um método de notificação, para que sua tela não seja sobrecarregada com alertas de todos os aplicativos instalados.

COMPARTILHANDO ATALHOS

Com o Android Q, o Google criou novas ferramentas que permitem que a planilha de compartilhamento seja carregada instantaneamente.

TEMA ESCURO

O Google confirmou que um Dark Theme oficial virá com o Android Q. O novo tema escurecerá a interface, reduzindo a pressão sobre os olhos e economizando a vida útil da bateria.

LEGENDA AO VIVO

Para os usuários surdos, o Google está adicionando um recurso de legendas ao vivo. Assim, será possível ter legendas em qualquer vídeo que esteja sendo assistido no telefone. Você não precisará de uma conexão de dados para usar o recurso. Portanto, tudo é feito no próprio dispositivo.

CONTROLES PARENTAIS

Android Q tem nova versão Beta

A ferramenta Digital Wellbeing, do Google, está ganhando apoio para um controle parental mais rigoroso. Os pais poderão aprovar instalações de aplicativos, definir limites de tempo para a tela, criar limites de aplicativos e definir o horário de dormir.

SUPORTE DE TELA DOBRÁVEL

Com dispositivos como o Galaxy Fold e o Huawei X, o Android Q inclui recursos para detectar melhor quando um aplicativo foi pausado. Talvez quando um monitor é dobrado e quando precisar ser retomado (após a abertura do dispositivo). Haverá suporte aprimorado para redimensionamento de aplicativos.

INFORMAÇÕES DE PROFUNDIDADE DE FOTOS

A linha de telefones Pixel do Google faz um ótimo trabalho ao capturar a profundidade de uma foto, apesar de ter apenas uma câmera. O Google está integrando parte dessa tecnologia no Android Q, oferecendo aos desenvolvedores e fabricantes de dispositivos acesso à imagem e à profundidade dinâmica capturada junto a ela por meio de novas ferramentas.

NAVEGAÇÃO POR GESTOS

O Android Q adiciona navegação gestual à plataforma Android. Em vez de usar os botões de navegação que o Android sempre teve, os usuários deslizam e gesticulam pela tela para voltar, voltar à tela inicial, abrir a gaveta de aplicativos e acionar o Google Assistente. Na versão Beta 5, o Google adicionou controles melhores para o gesto de volta que melhora o acesso à gaveta de navegação dentro de aplicativos.

MAIS OPÇÕES DE DESENVOLVEDOR

Android Q tem nova versão Beta

Mais informações sobre isto estão no blog do Android Developers. Portanto, lá a empresa detalha esses novos recursos, juntamente com o novo Wi-Fi. Modos de desempenho Fi, melhor conexão ponto-a-ponto e internet.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma 5.16 Desktop chega ao fim da vida útil

KDE Plasma 5.16.3 está disponível

Criptomoeda do Telegram já é vendida

Criptomoeda do Telegram já é vendida