Android Studio 4.0 Canary está disponível para download

Redação SempreUpdate

Como parte do Android Dev Summit, o Google apresentou a primeira prévia do que será a próxima versão do Android Studio 4.0. Com o qual os desenvolvedores interessados agora podem baixar o ambiente de desenvolvimento integrado em uma versão “Canary”.

O novo IDE vem com várias outras melhorias, incluindo uma tecnologia de criação de interface de usuário completamente nova, chamada Jetpack Compose UI, apresentada na conferência de E/S deste ano. Assim, a composição simplifica e acelera bastante a criação de interfaces de usuário em aplicativos Android.

Para os desenvolvedores, isso significa menos gravação para criar a mesma interface em seus programas, que eles podem gravar diretamente em recursos relacionados, embora possam ver a aparência futura da interface do usuário ao vivo e em desenvolvimento e design.

Novidades do Android Studio 4.0 Canary

O Jetpack agora também inclui suporte para o CameraX, que funciona com o software da câmera de muitos smartphones Android. Como resultado, é necessário menos esforço para escrever um código que funcione com as câmeras de muitos smartphones.

Além do Compose, o Android Studio 4.0 agora suporta o uso de várias APIs Java 8 sem a necessidade de um nível mínimo de API para o seu aplicativo.

Por meio de um processo chamado desugaring, o compilador DEX D8 no Android Studio 3.0 e posterior já forneceu suporte substancial aos recursos da linguagem Java 8 (como expressões lambda, métodos de interface padrão, recursos etc.).

Entretanto, no Android Studio 4.0 Canary, o mecanismo de remoção de açúcar foi estendido para permitir a desinstalação das APIs da linguagem Java. Isso significa que agora você pode incluir APIs de idioma padrão, disponíveis apenas nas versões mais recentes do Android (como java.util.streams), em aplicativos compatíveis com versões anteriores do Android.

Outro recurso que se destaca é que o editor de texto suporta realce de sintaxe, conclusão de código e verificação de erros para arquivos de Regras do Proguard.

Além disso, o Android Studio 4.0 agora inclui modelos dinâmicos para as classes Kotlin. O recurso e os complementos instantâneos do aplicativo foram completamente removidos. Em vez disso, os desenvolvedores devem usar o plug-in de recurso dinâmico e, portanto, os pacotes de aplicativos.

Plug-in:

O plug-in Gradle para Android agora suporta arquivos de script de compilação DSL do Kotlin (*.kts). Quando usados com o Android Studio, alguns recursos do IDE, como a caixa de diálogo da estrutura do projeto e as correções de script, agora também oferecem suporte à leitura e gravação de arquivos de script.

Nas versões anteriores do plug-in Android Gradle, todos os módulos de função dinâmica dependiam apenas do módulo base do aplicativo.

Ao usar o plug-in Gradle 4.0.0 para Android, agora você pode incluir um feature pack que depende de outro módulo. Portanto, um recurso: o vídeo pode depender da funcionalidade: câmera, que depende do módulo base.

Isso significa que, quando seu aplicativo solicita o download de um módulo de função dinâmico, ele também baixa os outros módulos de função dos quais depende.

Contudo, depois de criar pacotes de recursos dinâmicos para o seu aplicativo, você pode declarar um recurso de dependência de recurso no arquivo build.gradle do módulo.

Design:

O Android Studio 4.0 agora inclui um editor de design visual para o tipo de design MotionLayout, facilitando a criação e a visualização de animações.

Pois, o Motion Editor fornece uma interface simples para manipular elementos da biblioteca MotionLayout que serve como base para animação em aplicativos Android.

Nas versões anteriores, a criação e edição desses elementos requeria a edição manual de restrições nos arquivos de recursos XML.

Baixe e experimente

Então, para aqueles interessados em poder experimentar esta versão do Android Studio 4.0, segue o link para poder baixar a versão Canary 1 no site oficial do projeto.

Enfim, se você quiser saber mais sobre as novidades desta versão, verifique os detalhes aqui.

Via: Ubunlog

Share This Article
Sair da versão mobile