Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

15/08/2021 às 09:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Android terá sistema de localização colaborativo para dispositivos perdidos

Android terá sistema de localização colaborativo para dispositivos perdidos

Embora o Android tenha evoluído muito nos últimos anos, há aspectos em que o iOS ainda está muito à frente. No entanto, como já aconteceu com a chegada de uma função semelhante ao Airdrop da Apple, o Google está trabalhando para que os usuários possam encontrar seus dispositivos Android perdidos a partir da criação de uma rede global de dispositivos.

Segundo a imprensa especializada, há avanços no código-fonte de uma versão interna do aplicativo Find My Device, pelo qual o Google estaria trabalhando para criar uma rede que ajudasse na recuperação de dispositivos perdidos que não podem ser encontrados perto dos proprietários.

Android terá sistema de localização colaborativo para dispositivos perdidos. Estar no mesmo nível do iOS na localização de dispositivos

Android terá sistema de localização colaborativo para dispositivos perdidos
Imagem: Kabum

A ideia é que quando um aparelho for marcado como perdido, celular ou tablet, caso alguma outra pessoa apareça por perto, receberá um aviso, o aparelho poderá até chamar sua atenção com base em sons, e o dono poderá receber uma notificação indicando que um usuário da rede passou por ali, tudo sem revelar a identidade das pessoas em princípio, conforme os fragmentos de textos que foram introduzidos.

Este sistema dependerá dos serviços do Google e será necessário que os dispositivos, tanto o dispositivo perdido quanto o dispositivo do usuário da rede de passagem nas proximidades, se comuniquem por meio de uma conexão Bluetooth.

Compartilhe a co-propriedade do dispositivo

Sabe-se também que o Google está trabalhando em uma função que permitirá “compartilhar” a propriedade de um dispositivo Android, onde esse recurso permitiria estabelecer links via código QR ou link web.

Esse recurso seria aplicável no caso de uma empresa desejar localizar o telefone perdido que disponibilizou para um de seus funcionários ou desejar saber a localização de um tablet de outros membros da mesma família.

Os usuários que usam esse recurso devem saber que, quando têm um dispositivo Android compartilhado, estão automaticamente compartilhando o local com os outros coproprietários.

E finalmente, Find My Device também estaria se preparando para localizar carros roubados que tenham Android Automotive integrado, onde, assim como a localização, é possível estabelecer as proteções de dados relevantes das contas do Google vinculadas, podendo em um caso extremo apagá-los o carro.

No momento, esses recursos estão em desenvolvimento, localizados no código-fonte do aplicativo Find My Device, embora, como sabemos, isso não signifique nada, uma vez que pode haver alterações no caminho.

Será uma questão de esperar que ele continue a ser desenvolvido, caso o Google não decida cancelá-lo a qualquer momento, e conhecer os detalhes na hora de seu lançamento oficial.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.