in

Android vai permitir usar aplicativos enquanto seus dados são baixados em segundo plano

O recurso provavelmente chegará em 2021 com o Android 12.

Vários jogos na Play Store possuem arquivos de download consideráveis. Assim, você pode levar de minutos a horas para experimentar um único jogo, dependendo da qualidade da sua rede. Dessa maneira, o Google pode introduzir um novo recurso que permitirá que os usuários do Android abram aplicativos enquanto seus dados são baixados em segundo plano.

Usar aplicativos em segundo plano no Android

A ideia é semelhante à de como você pode assistir a vídeos em arquivos baixados usando torrent enquanto eles ainda estão em download.

O site XDA Developers descobriu alguns novos patches que o Google enviou para o kernel do Linux. Dentro da documentação, a equipe notou referências ao Incremental FS:

Um sistema de arquivos virtual para fins especiais do Linux que permite a execução de um programa enquanto seus arquivos binários e de recursos ainda estão sendo baixados preguiçosamente pela rede, via USB etc… para permitir a execução de grandes aplicativos Android.

Um recurso do Android 12?

O Google está testando o recurso Sistema de Arquivos Incrementais no Pixel 4. A documentação foi enviada em maio do ano passado, o que significa que o recurso está em andamento há muito tempo.

No entanto, o recurso do Android provavelmente não chegará ao Android 11. Com base nas tendências anteriores, o Google está a um mês de lançar o primeiro Developer Preview do Android 11. Um processo em andamento do Android provavelmente não chegará a tempo.

Android vai permitir usar aplicativos enquanto seus dados são baixados em segundo plano
A atual versão do Android é a 10. Imagem: Reprodução | Android Authority.

A funcionalidade Incremental FS é semelhante à do Instant App do Google, onde um usuário pode experimentar um aplicativo antes de instalá-lo. No entanto, não temos certeza se o recurso esperado para Android também limitará certos aspectos do aplicativo, pois eles ainda estarão baixando.

Caso queira ler mais matérias sobre software livre, Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram. Além disso, você pode apenas acompanhar as matérias no canal do site no Telegram, se desejar.

Fonte: Fossbytes