35 aplicativos Android com malware são encontrados na Play Store

google-play-intensificara-verificacoes-para-conter-envios-de-malware

Os cibercriminosos têm usado bastante a loja do Google para espalharem seus malwares. Infelizmente, em termos de fontes de aplicativos Android trafegadas no mundo, a Google Play Store é considerada a mais popular. Agora, por exemplo, 35 aplicativos Android com malware são encontrados na Play Store.

Aplicativos com malware encontrados na Play Store

Na Google Play Store, uma nova coleção de 35 aplicativos Android que são maliciosos por natureza e exibem anúncios indesejados foi descoberto pelo Bitdefender. Além disso, o que mais alarma é que eles foram instalados mais de 2 milhões de vezes.

 Uma análise baseada no comportamento do aplicativo, que foi realizada em tempo real por pesquisadores da Bitdefender, revelou os aplicativos potencialmente maliciosos.  Na detecção em tempo real de potenciais ameaças, este é certamente um dos métodos mais eficientes disponíveis. Existem muitos aplicativos por aí que fingem ser aplicativos especializados e usam essas táticas para atrair os usuários a instalá-los. 

No entanto, eles geralmente mudam seus nomes e ícones logo após serem instalados, dificultando a desinstalação e a localização deles. Isso faz com que os aplicativos maliciosos sejam usados ??pelos usuários para veicular anúncios intrusivos, explorando a tecnologia WebView. 

Como resultado, seus operadores são capazes de gerar impressões fraudulentas e receitas de publicidade com fins lucrativos. Como esses aplicativos utilizam sua própria estrutura para carregar os anúncios, existe a possibilidade de que alguns dispositivos infectados sejam infectados com cargas maliciosas adicionais.

Além da implementação de vários métodos de ocultação em dispositivos Android, os aplicativos de adware também podem receber atualizações para facilitar o processo de ocultação em dispositivos Android. Assim que os aplicativos são instalados, os ícones geralmente são alterados para uma engrenagem e são renomeados para Configurações. Isso é feito para que eles não possam ser detectados e excluídos.

Às vezes, os aplicativos podem parecer parte de um aplicativo de sistema da Motorola, Oppo ou Samsung com a aparência dessas marcas. Uma quantidade considerável de ofuscação e criptografia de código também é empregada nos aplicativos maliciosos, projetados para impedir tentativas de engenharia reversa

Como alternativa, os aplicativos podem ser excluídos da lista de aplicativos recentes para permanecer ocultos ao usuário. Consequentemente, a exposição de processos ativos não os revelará se estiverem sendo executados em segundo plano.

Recomendação de segurança

Primeiro, certifique-se de não instalar aplicativos que não são realmente necessários para você. Caso não esteja mais usando um aplicativo, certifique-se de excluí-lo.

Quando buscar um aplicativo na loja, observe0o com atenção. Um aplicativo bem estabelecido, com poucas ou nenhuma resenha e um grande número de downloads, deve ser evitado.

Aplicativos que solicitam permissões especiais, como Desenho sobre aplicativos ou Acessibilidade, devem ser evitados também. Além disso, certifique-se de não instalar nenhum aplicativo que solicite permissões que não estejam relacionadas à funcionalidade que alegam oferecer.

Por fim, instale uma solução de segurança capaz de detectar atividades maliciosas em segundo plano.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile