Android 12 oferecerá melhor suporte a lojas de aplicativos de terceiros

Play Store foi identificada como principal fonte de distribuição dos malwares Android
Em um estudo acadêmico, a Play Store oficial do Google foi identificada como a principal fonte de instalações de malware em dispositivos Android.

De acordo com o Google, o Android sempre permitiu que os usuários instalassem aplicativos de mais de uma loja de aplicativos. De fato, um pedaço considerável de smartphones Android modernos já vem com duas dessas lojas: uma loja da fabricante e a Play Store.

No entanto, o Google diz que quer dar um passo adiante no futuro. Quando o Android 12 for lançado, o Google fará mudanças no sistema operacional móvel para facilitar o uso de lojas de aplicativos de terceiros.

Android 12 oferecerá melhor suporte a lojas de aplicativos de terceiros

Não está claro exatamente como essas mudanças facilitarão o uso de lojas de aplicativos de terceiros. Só o tempo irá dizer. Além disso, o Google esclareceu suas políticas de faturamento.

Android 12 oferecerá melhor suporte a lojas de aplicativos de terceiros
De acordo com o Google, o Android sempre permitiu que os usuários instalassem aplicativos de mais de uma loja de aplicativos.

O Google fica com uma fatia da receita gerada por aplicativos (compras no aplicativo na Google Play Store): 30 por cento, para ser mais específico. No entanto, alguns aplicativos tentaram evitar essa taxa oferecendo serviços de pagamento direto no aplicativo.

A partir de 20 de janeiro de 2021, isso não será mais permitido: todos os desenvolvedores que vendem “produtos digitais”, mesmo os baseados em assinatura, serão obrigados a dar ao Google sua fatia.

O Android sempre foi uma plataforma mais aberta do que o iOS. O Google obviamente prefere que os desenvolvedores usem sua própria plataforma de distribuição de aplicativos, a Google Play Store, em vez de alternativas de terceiros, mas ainda permite que tais opções existam sem tomar medidas contra elas.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Google bane aplicativos “stalkerware” da Play Store

Play Store trabalha em um recurso para compartilhar aplicativos sem internet

Seis aplicativos contendo malware Joker foram removidos da Google Play Store

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile