Os ataques de malwares acontecem, em sua maioria, através de aplicativos desatualizados. Para ajudar a reduzir isso, o Android 14 começará a bloquear totalmente a instalação de aplicativos direcionados a versões desatualizadas do Android.
Atualização de aplicativos
As diretrizes da Google Play Store garantem que os desenvolvedores Android mantenham seus aplicativos atualizados para usar os recursos e medidas de segurança mais recentes da plataforma Android. Mas, apesar dessas diretrizes garantirem isso há anos, apenas neste mês, aelas foram atualizadas, exigindo que os aplicativos da Play Store recém-listados sejam direcionados ao Android 12, no mínimo.
Esses requisitos mínimos de nível de API foram aplicados apenas a aplicativos destinados à Google Play Store. Caso um desenvolvedor deseje criar um aplicativo para uma versão mais antiga, ele pode fazê-lo e simplesmente pedir aos usuários que façam o sideload do arquivo APK manualmente.
Da mesma forma, se um aplicativo Android não tiver sido atualizado desde a alteração das diretrizes, a Play Store continuará a veicular o aplicativo para aqueles que o instalaram antes.
Android 14 não permitirá instalação de aplicativos desatualizados
De acordo com uma alteração de código recém-publicada, o Android 14 está configurado para tornar os requisitos de API mais rígidos, bloqueando totalmente a instalação de aplicativos desatualizados.
Essa alteração impediria que os usuários fizessem sideload de arquivos APK específicos e também impediria que as lojas de aplicativos instalassem esses mesmos aplicativos.
Inicialmente, os dispositivos Android 14 bloquearão apenas aplicativos direcionados a versões antigas do Android. Com o tempo, porém, o plano é aumentar o limite para o Android 6.0 (Marshmallow), com o Google tendo um mecanismo para “aumentá-lo progressivamente”.
Dito isso, provavelmente ainda caberá a cada fabricante de dispositivos decidir o limite para aplicativos desatualizados ou se deve ativá-los.
Ao bloquear esses aplicativos desatualizados, o Google pretende conter a disseminação de aplicativos de malware no Android. O desenvolvedor responsável pela mudança observa que alguns aplicativos de malware visam intencionalmente versões mais antigas do Android para ignorar certas proteções aplicadas apenas em aplicativos mais recentes.
Assim, se por qualquer motivo você quiser ou precisar instalar um aplicativo desatualizado, ainda será possível por meio de um shell de comando, usando um novo sinalizador. Dadas as etapas extras necessárias, é menos provável que alguém faça isso por engano e instale malware inadvertidamente.
Essa medida do Google é essencial, sobretudo para quem não tem muito critério ao instalar aplicativos em seus smartphones. A segurança será ainda maior nesse caso.