O iPhone conta com um recurso bem interessante, que é a capacidade de verificar a integridade da bateria. Isso ajuda a avaliar o quanto você usou o telefone e quando é hora de trocar a bateria, por exemplo. Além disso, ter uma boa saúde da bateria é um bônus e ajuda a obter mais valor quando chegar a hora de vender seu telefone. O recurso tem estado surpreendentemente ausente do Android por todos esses anos, mas isso pode finalmente mudar. O Android 14 permitirá verificação da saúde da bateria do seu telefone como no iPhone.
Saúde da Bateria no Android 14
A verificação de integridade da bateria como um recurso foi detectada pela primeira vez nos QPR betas do Android 13. No Android 14, conforme observado por Mishaal Rahman, no Twitter:
Comprei um Pixel 7 Pro usado recentemente e achei uma pena que o recurso de integridade da bateria do Google não tenha sido lançado. Seria bom ver quantos ciclos de carga ele teve ou a porcentagem estimada de sua capacidade original. Felizmente, o Google tornou isso possível no Android 14!
O Google adicionou algumas APIs que podem transmitir os principais detalhes da bateria, como data de fabricação, data do primeiro uso, política de carregamento, estado de saúde, contagem de ciclos e status de carregamento. Essas APIs podem ser chamadas por aplicativos com a permissão BATTERY_STATS necessária, que pode ser concedida a aplicativos por meio do ADB.
Se você estiver usando um telefone com Android 14, poderá verificar a integridade da bateria instalando este aplicativo de código aberto chamado Batt. Ele mostrará o número de ciclos de carregamento que você realizou no telefone. Se você quiser mais detalhes, como a integridade da bateria como uma porcentagem da capacidade original, execute o seguinte comando ADB: pm grant com.porg.batt android.permission.BATTERY_STATS.
As estatísticas
Não está claro o quão precisas são essas estatísticas, já que o recurso ainda não está pronto para lançamento público. Os valores que as APIs retornam dependem do rastreamento feito pelo hardware do seu telefone e de que seu telefone pode rastrear esses dados em primeiro lugar. Portanto, sua milhagem varia dependendo do seu hardware.
A existência das APIs é um bom indício de que o Google está trabalhando no recurso e pretende lançá-lo algum dia. Esperamos que o recurso chegue a todos os dispositivos Android em um futuro próximo.
Esperamos que as esteatíticas apresentadas no Android 14 sejam o mais próximo do real.