Categorias
Android

Android 16 trará compartilhamento de áudio via Bluetooth para múltiplos dispositivos

O Android 16 apresentará o Compartilhamento de Áudio, permitindo transmitir som via Bluetooth LE para múltiplos dispositivos próximos, sem necessidade de pareamento.

A primeira prévia do Android 16 (DP1) trouxe novidades empolgantes, incluindo o Compartilhamento de Áudio via Bluetooth LE, permitindo que você transmita áudio para vários dispositivos simultaneamente, sem a necessidade de pareamento. Essa funcionalidade marca um avanço significativo no uso de dispositivos Bluetooth.

Android 16 traz recurso de compartilhamento de áudio Bluetooth inovador

O Compartilhamento de Áudio é baseado no Auracast, tecnologia do padrão Bluetooth LE Audio. Ele permite que um dispositivo envie som para outros dispositivos próximos de forma semelhante a uma transmissão de rádio. Por exemplo, você pode compartilhar músicas, podcasts ou qualquer tipo de áudio do seu telefone para fones de ouvido ou caixas de som compatíveis.

Compatibilidade limitada

No momento, o recurso funciona apenas em dispositivos que suportam transmissão de áudio Bluetooth LE. Isso inclui os modelos Pixel 8 e superiores, exceto o Pixel 8a. Dispositivos como Pixel Buds Pro 2 e Galaxy Buds Pro 3 também estão na lista de compatibilidade.

Como ativar o Compartilhamento de Áudio?

Compartilhamento de áudio Bluetooth Android 16

Após instalar o Android 16 DP1 em um dispositivo compatível, siga estes passos:

  1. Acesse Configurações > Dispositivos conectados > Compartilhamento de áudio.
  2. Ative a opção “Compartilhar áudio”.
  3. Personalize o nome da sessão e defina uma senha, se necessário.
  4. Ajuste as configurações para melhorar a compatibilidade com dispositivos como aparelhos auditivos.

Uma vez configurado, você verá notificações indicando que está compartilhando áudio, com atalhos no menu rápido do Bluetooth para gerenciar a transmissão.

Benefícios e limitações

Embora o Compartilhamento de Áudio seja promissor, há limitações. A funcionalidade depende de hardware compatível e, por enquanto, poucos dispositivos suportam o Auracast. No entanto, à medida que mais fabricantes adotarem o padrão, a funcionalidade deverá se expandir.

Impacto para o futuro do Android

Com a introdução desse recurso, o Google incentiva fabricantes de dispositivos Android a adotarem o Auracast, promovendo maior conectividade e conveniência para os usuários. Além de dispositivos Pixel, marcas como Samsung, Xiaomi e Sony já demonstram suporte ao padrão, tornando o futuro do áudio sem fio ainda mais acessível.

Se você é entusiasta de tecnologia ou possui uma casa com vários dispositivos compatíveis, o Compartilhamento de Áudio será uma adição valiosa ao seu ecossistema digital.

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Sair da versão mobile