Android 16

Android 16: Google prepara grande reformulação nas notificações e configurações rápidas

Imagem com celular com nome Google e Android do lado

O Google lançou o código-fonte do Android 15 nessa semana, dando aos desenvolvedores a oportunidade de espiar os bastidores para ver como todos os novos recursos da plataforma funcionam. Mas, os olhares já se voltam para o Android 16, que promete uma grande reformulação nas notificações e configurações rápidas.

Android 16

Nem todos os recursos nos quais o Google trabalhou no ano passado foram concluídos a tempo para o lançamento do Android 15, o que significa que não veremos essas mudanças até um dos próximos lançamentos trimestrais da plataforma ou a atualização do Android 16 do ano que vem, no mínimo.

Uma dessas mudanças é um redesenho total dos painéis de notificação e configurações rápidas do Android. O design atual dos painéis de notificação e configurações rápidas do Android estreou na atualização do Android 12 de 2021, quando o Google introduziu sua linguagem de design Material You. No layout atual, os painéis de notificação e configurações rápidas são unificados. Puxar a barra de status para baixo uma vez mostra os quatro primeiros blocos de configurações rápidas, bem como todo o painel de notificações. Puxá-la para baixo novamente mostra todo o painel de configurações rápidas, além de algumas notificações.

Imagem com celulares com recursos do Android 16

No entanto, não é assim que muitas bifurcações do Android lidam com esses dois painéis. O HyperOS, por exemplo, tem painéis separados para notificações e Configurações rápidas, que a Xiaomi diz que a maioria esmagadora de seus usuários prefere.

Separar as notificações e os painéis de Configurações rápidas permite que o primeiro mostre mais notificações e o último mostre mais blocos e botões, mas não é uma escolha de design que todos apreciam, e é por isso que os rumores de que a Samsung e a OPPO vão copiá-lo geraram muita resistência online, aponta o Android Authority.

Enquanto mexia no mais recente Android 15 QPR beta, o pessoal do Android Authority conseguiu ativar uma nova versão dos painéis de notificação e configurações rápidas que acreditam ser destinada ao lançamento do Android 16.

De acordo com as descobertas, puxar a barra de status para baixo uma vez ainda traz o painel de notificações para baixo como antes, mas o painel agora ocupa cerca de um quarto da tela, em vez de tudo. Embora você não consiga mais ver nenhum bloco de configurações rápidas no novo menu suspenso de notificações, você pode ver o aplicativo que está abaixo do painel.

Imagem com celulares com recursos do Android 16

Puxar a barra de status para baixo uma segunda vez não traz mais o painel de Configurações rápidas para baixo. Em vez disso, o painel de Configurações rápidas é acessado puxando a barra de status para baixo com dois dedos.

Depois de puxar o painel de Configurações rápidas para baixo, você pode deslizar para a esquerda ou direita entre as páginas para ver todos os seus blocos. Abaixo, um vídeo que demonstra os novos painéis de notificação e configurações rápidas que acredito que o Google está trabalhando para o Android 16:

Android 16 dual shade demo

Como você pode ver, essa reformulação do design ainda está bem inacabada. Muitas coisas estão faltando, como o seletor de usuário, o menu de energia, o gerenciador de tarefas de serviço em primeiro plano e ícones para muitos dos blocos.

Além disso, os painéis não lidam muito bem com o modo claro, já que o texto branco é impossível de ver. O design atual nem mesmo suporta o modo claro, então adicionar suporte ao modo claro seria uma mudança bem-vinda.

Outra coisa que você pode ter notado nessas capturas de tela é o banner vermelho no canto inferior direito que diz flexi. Flexiglass é o codinome interno para a rearquitetura que o Google está fazendo no SystemUI para torná-lo mais estável; a empresa está aplicando o princípio de separação de preocupações para transformar cada componente principal do SystemUI em suas próprias experiências autônomas chamadas “cenas”.

Via: Android Authority

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile