Quando novas versões do Android vão surgindo, as mais antigas vão deixando de funcionar. Com o Android Auto, parece que vai acontecer o mesmo. Informações apontam que o Android Auto deve deixar de funcionar em dispositivos mais antigos em breve.
Android Auto deve em dispositivos mais antigos
Seguindo movimentos semelhantes do Google Chrome e do Agenda, o Android Auto deverá parar de funcionar em dispositivos mais antigos em um futuro próximo. Novas versões do sistema devem trazer essa atualização em breve.
No mês passado, o Google compartilhou que a atualização mais recente do Chrome (versão 120) seria a última a oferecer suporte a dispositivos com Android Nougat ou anterior. Também foi descoberto que o Google Agenda faria uma mudança semelhante, deixando de funcionar no sistema operacional mais antigo. O Nougat foi lançado inicialmente em 2016 e foi a versão do Android que a primeira geração de telefones Pixel saiu da caixa.
Agora, parece que o Android Auto é o próximo a fazer tal movimento, de acordo com novos detalhes na última atualização (versão 11.0). O novo texto no código do aplicativo deixa claro que em breve os usuários serão notificados sobre a necessidade de atualização para uma versão mais recente do Android.
Pela investigação feita pelo pessoal do 9to5Google, do código do aplicativo, o Android Oreo será o novo requisito mínimo.
<string name=”phone_os_deprecation_notification_title”>Atualizar Android</string>
<string name=”phone_os_deprecation_notification_content”>Para continuar usando o Android Auto, atualize seu telefone para a versão mais recente do Android</string>
Além das notificações do telefone, parece que o Android Auto também exibirá um aviso semelhante na tela de infoentretenimento do seu carro:
<string name=”car_os_deprecation_title_text”>Atualize seu telefone em breve</string>
<string name=”car_os_deprecation_body_text”>Para continuar usando o Android Auto, instale atualizações do sistema</string>
Como esses alertas ainda não foram implementados nos dispositivos, parece que o Android Auto continuará funcionando no Nougat por pelo menos mais um pouco, mas o tempo está passando. Por outro lado, é estranhamente fora de alcance que o Google expresse essas mensagens para sugerir que o usuário “instale atualizações do sistema” ou “atualize [seu] telefone”.
Se alguém em 2023 estiver usando o Android Nougat em vez de uma versão mais recente, é quase certo que não haja atualizações disponíveis para seu dispositivo, não porque não as tenha instalado.
Atualização de dispositivo
Se você estiver em um dispositivo que ainda executa o Android Nougat ou anterior, definitivamente deve considerar atualizar para um novo telefone antes que o Android Auto, o Agenda e o Chrome parem de funcionar da melhor forma.