Eventualmente, a Huawei substituirá o Android e o EMUI 11 por seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS. Um novo relatório cita uma entrevista com Wang Chenglu, chefe de desenvolvimento de software do Huawei Consumer Business Group.
A entrevista levantou a questão de como a empresa planeja substituir o EMUI 11 pelo sistema operacional HarmonyOS. Para isso, Chenglu respondeu que o EMUI 11 já usa a mesma estrutura do HarmonyOS, o mesmo programador de sistema e outros elementos semelhantes.
Assim, pode-se entender que a versão mais recente do EMUI baseada no Android 11 foi especialmente criada como uma versão de transição; que prepara os dispositivos para a adoção da primeira versão do HarmonyOS.
EMUI 11 pode ser o último para smartphones antes de passar para o HarmonyOS
No momento, a nova versão HarmonyOS 2.0 beta já está pronta para vários dispositivos inteligentes. Acredita-se que esta versão chegará aos smartphones.
Recentemente, ocorreu a estreia da família Huawei Mate 40, que recebeu a interface de usuário EMUI 11 com a nova função Eyes on Display (EOD). Esta é uma versão que permite iluminar alguns LEDs; para que você possa mostrar uma pequena quantidade de informações que você precisa acessar rapidamente na tela de bloqueio.
E, como as informações são exibidas em um fundo preto, praticamente não consome muita bateria. Na prática, verifica-se que o smartphone parece estar dormindo; mas ao mesmo tempo mantém constantemente a exibição dos dados necessários na tela. Por exemplo, ícones de chamada perdida, hora e carga da bateria.
O truque é seguir os olhos do usuário usando a câmera frontal e um sensor de gesto. Assim que o usuário olhar para a tela, surgirão as informações necessárias.
O Eyes On Display funciona apenas em smartphones que possuem uma câmera 3D com um sensor de profundidade e um sensor de gestos no painel frontal. Nesta fase, esta opção será exclusiva da série Huawei Mate 40.
Fonte: Gizchina
Huawei anuncia HarmonyOS 2.0 em todos seus smartphones em 2021
Fundador da Huawei não vê o HarmonyOS como rival do Android e do iOS