O Facebook lançou um novo mecanismo JavaScript de código aberto, o Hermes, para acelerar os tempos de início de aplicativos Android nativos construídos com a própria estrutura do React Native JavaScript do Facebook. O engenheiro de software do Facebook Marc Horowitz revelou o novo motor JavaScript na conferência Chain React 2019. Sendo assim, o Facebook libera Hermes para melhorar o desempenho em telefones Android de baixo custo.
Como o Hermes para melhorar o desempenho do Facebook em telefones Android de baixo custo
O Hermes é uma nova ferramenta para os desenvolvedores melhorarem principalmente o desempenho de inicialização de aplicativos da mesma maneira que o Facebook já faz para seus aplicativos. Além disso, torna os aplicativos mais eficientes em smartphones de baixo custo.
O Hermes de código aberto está disponível no GitHub sob uma licença MIT para todos os desenvolvedores usarem. Também tem sua própria conta no Twitter e home page.
Em uma demonstração, Horowitz mostrou que um aplicativo React Native com Hermes estava totalmente carregado na metade do tempo. Foram dois segundos a menos em que o mesmo aplicativo sem o Hermes foi carregado.
Facebook libera Hermes para melhorar o desempenho em telefones Android de baixo custo
Os benefícios do Hermes podem ser vistos por meio de métricas importantes que o Facebook usa para manter os usuários conectados. Isto inclui:
- o tempo de interação (TTI);
- o tamanho do arquivo do aplicativo (APK) que os usuários do Android precisam baixar;
- e a quantidade de memória usada em um dispositivo Android.
Horowitz se gabou de cortar o tamanho do APK para metade dos 41MB de um aplicativo React Native, e reduzir um quarto do uso de memória do aplicativo.
Mais fluidez
À medida que a nuvem e o dispositivo móvel se tornam os pontos de convergência para comunicação e colaboração corporativa, os planejadores precisam se concentrar em uma estratégia global de nuvem aberta. Assim, conseguem facilitar fluxos de trabalho de negócios colaborativos internos e externos.
Em outras palavras, os desenvolvedores da Hermes podem fazer com que os usuários interajam com um aplicativo mais rapidamente com menos obstáculos. Sendo assim, teremos download rápidos e fim das restrições causadas por vários aplicativos que compartilham recursos de memória limitados, especialmente em telefones mais baratos.
E esses são exatamente os telefones que o Facebook está mirando na Hermes, em comparação com os flagships extravagantes que os desenvolvedores costumam usar.
Como desenvolvedores, tendemos a levar os dispositivos emblemáticos mais recentes. A maioria dos usuários em todo o mundo não, disse ele. Dispositivos Android comumente usados ??têm menos memória e menos armazenamento que os telefones mais novos e muito menos que um desktop. Isso é especialmente verdadeiro fora dos Estados Unidos. O flash móvel também é relativamente lento, levando a alta latência.
Outros usos do JavaScript
Não é todo dia que um novo mecanismo JavaScript nasce. Porém, existem muitos desses mecanismos disponíveis para navegadores, como o V8 do Google, o Chakra da Mozilla SpiderMonkey da Microsoft. No entanto, Horowitz observa que o Hermes não é voltado para navegadores. Da mesma forma, nada tem a ver com o Node.js, por exemplo, que lida com servidor.
Não estamos tentando competir no espaço do navegador ou no espaço do servidor. O Hermes poderia, em tese, ser para esses tipos de casos de uso. Contudo essa nunca foi nossa meta.
No futuro, o Facebook pretende estender o suporte ao VS Code da Microsoft.