Os usuários do navegador Firefox para Android estão enfrentando uma falha ao utilizá-lo. Alguns estão relatando que veem uma página em branco ao tentar carregar o site principal da Pesquisa Google. Assim, não conseguindo fazer suas pesquisas.
Falha no navegador Firefox exibe tela branca da Pesquisa do Google
Um relatório do problema no GitHub confirma que o problema é reproduzível no Firefox Mobile 121.0 para Android 13 e testes adicionais indicam o mesmo comportamento no Firfox Nightly 123 e em todas as versões a partir da v65.
Aparentemente, o problema ocorre ao tentar carregar a versão internacional do Google (google.com), bem como sites localizados do Google na Alemanha (google.de), Reino Unido (google.co.uk), Brasil (google.com. br) e França (google.fr). Alguns usuários também relatam que google.co.in carrega a versão desktop do site em vez da variante móvel.
A falha parece ser específica do Firefox, já que os testes no Chrome para Android não revelaram nenhum problema. De acordo com Dennis Schubert, um engenheiro da Mozilla que trabalha para encontrar bugs e problemas de compatibilidade do Firefox, por trás do comportamento estranho está um problema do lado do servidor relacionado ao sistema de detecção do User-Agent (UA), que fornece um documento HTML vazio para o usuário do Firefox Android com versões maiores ou iguais a 65.
O sniffing de UA é um método padrão que os servidores da web usam para determinar o tipo de dispositivo ou navegador que um cliente utiliza ao acessar um site. O processo envolve examinar certas strings que o cliente envia como parte dos cabeçalhos de solicitação HTTP. Desativar a proteção aprimorada contra rastreamento (ETP) no Firefox permite que um banner de cookie apareça, mas aceitá-lo não elimina a página em branco.
O problema foi classificado como crítico e escalonado para diagnóstico e resolução, mas continua sem solução no momento da publicação. No momento, as soluções temporárias para usuários do Firefox no Android incluem o uso de um navegador diferente ou a consideração do uso de mecanismos de pesquisa alternativos como o DuckDuckGo até que o Google resolva o problema. No entanto, uma solução definitiva deve estar a caminho e deve chegar na próxima atualização.
Além da soluçõa apresentada acima, usuários avançados podem optar por alterar o agente do usuário no Firefox para imitar um navegador diferente, o que é possível nas configurações do desenvolvedor ou com complementos especializados. Além disso, dependendo da sua região, solicitar a versão desktop do site do Google nas configurações do navegador pode resultar no carregamento bem-sucedido e voc\ê não enfrentará o problema.