O Google anunciou que as fontes do Android 13 foram publicadas no Android Open-Source Project como parte do lançamento oficial desta versão mais recente do Android.
O Android 13 traz melhorias de segurança, refinamentos da interface do usuário/tema, melhorias de produtividade, atualizações do OpenJDK 11 LTS, otimizações de ART, coleta de lixo aprimorada e uma variedade de outras mudanças evolutivas.
Fontes do Android 13 lançadas para AOSP
O Android 13 está sendo lançado inicialmente para dispositivos Google Pixel, enquanto no final do ano começará a aparecer em mais dispositivos de outros fornecedores.
Mais detalhes sobre a versão do Android 13 e a disponibilidade do AOSP no blog Android Developers.
Android 13 lançado para telefones Pixel
Em comparação com o grande redesenho que chegou no ano passado, o Google está focado no refinamento e em apenas alguns novos recursos para o Android 13, que está sendo lançado hoje para telefones Pixel compatíveis.
O Android 13 começa na tela de bloqueio com controles de mídia redesenhados que ocupam aproximadamente o dobro da altura da iteração anterior. (Na verdade, você não verá uma versão compacta a menos que esteja na orientação paisagem.)
O ícone do aplicativo que está sendo reproduzido está no canto superior esquerdo com o título e o artista abaixo. Do outro lado, há um grande botão play/pause que muda de um quadrado arredondado para um círculo e vice-versa, dependendo do estado.
O alternador de saída/dispositivo – que agora possui uma barra de volume Material You – permanece no canto superior direito, enquanto a linha inferior tem voltar, avançar e até dois botões específicos do aplicativo. A mudança de chave aqui permite que você sempre veja a barra de progresso, que caprichosamente usa rabiscos para denotar a parte que já foi tocada. Por fim, a arte da capa de fundo é retangular e muito maior.
Os aplicativos precisam ser atualizados para suportar o Android 13 ou todos os controles aparecem na parte inferior (como visto na quarta captura de tela abaixo).
Esta versão adota o áudio Bluetooth Low Energy (LE) para menor latência, qualidade “aprimorada” e fluxos para vários dispositivos. O Android 13 também adiciona suporte para Spatial Audio em fones de ouvido compatíveis (como Pixel Buds Pro em uma atualização futura) que podem rastrear sua cabeça enquanto gira para uma “experiência de audição mais imersiva”.
Outras novidades
Na tela de bloqueio, uma alteração de chave nos controles domésticos inteligentes – que possui um ícone ajustado – significa que você não precisa mais desbloquear o telefone para ajustar luzes e outros “ dispositivos externos ”. É opcional e os usuários podem determinar se isso está ativado: Configurações > Tela > Tela de bloqueio > Controle do dispositivo bloqueado. Enquanto isso, notificações/ícones adicionais agora estão alojados em uma pequena pílula que nem sempre abrange toda a largura da tela.
Deslizar para baixo para Configurações rápidas revela que a parte inferior desta tela foi reorganizada. Não há mais uma linha de três botões de ação do sistema. A capacidade de editar as configurações rápidas pode ser acessada diretamente no número da versão do sistema operacional e no indicador de página QS. Falando nisso, novos blocos permitem ativar/desativar o modo de uma mão, abrir um novo scanner de código QR e correção de cores.
O botão para acessar o menu Power está no canto inferior direito com as configurações ao lado. O canto inferior esquerdo mostra uma contagem de quais “aplicativos estão ativos e em execução” e, ao tocar, você obtém uma lista para “Parar” individualmente.
Uma vez desbloqueado, há uma nova animação de zoom e ondulação à medida que os ícones de aplicativos aparecem na tela inicial. As alterações na parte inferior da tela inicial começam com uma experiência de pesquisa unificada para conteúdo da Web e o que está no seu dispositivo (aplicativos, atalhos de aplicativos, contatos etc.).
A nova experiência de pesquisa de dispositivos do Pixel foi introduzida com o Android 12 e substitui a antiga interface do usuário do aplicativo Google para consultas on-line no Android 13.
Assim, o mesmo campo de pesquisa, que possui o ícone do Lens mais recente, aparece na parte inferior da tela e na parte superior da gaveta de aplicativos. Uma seção “Deste dispositivo” também permite pesquisar no YouTube, Google Maps e Play Store, com resultados em linha aparecendo para o último.
Enquanto isso, a barra de navegação sempre presente agora é mais grossa/mais ousada e mais larga para ajudar na visibilidade.
Antes de sair da tela inicial, o Dynamic Color agora oferece 16 opções para Papel de parede e Básico. Este último ainda inclui emparelhamentos duplos. Os aplicativos de terceiros também têm a capacidade de oferecer seus próprios ícones temáticos, portanto, não estão mais limitados aos do Google.
Captura de tela e mais mudanças
Assim como nas capturas de tela, uma visualização da área de transferência agora aparece no canto inferior esquerdo da tela depois que você copia o texto. Isso permite editar o que foi copiado, compartilhado com aplicativos e enviar rapidamente para outros dispositivos, como tablets. Da mesma forma, o Android 13 excluirá automaticamente o histórico da área de transferência após um “curto período” para que os aplicativos não possam ver o que foi copiado anteriormente.
Em Configurações, a grande mudança é como agora você precisa aprovar se um aplicativo pode enviar notificações imediatamente após baixá-las e abri-las. Os aplicativos não podem mais enviar alertas por padrão. No caso dos existentes após a atualização para o Android 13, a caixa de diálogo aparece na primeira inicialização.
Quando compatível, você pode definir o idioma que um aplicativo usa caso a caso sem afetar outros aplicativos ou todo o sistema operacional.
Agora há apenas uma página de personalização “Tamanho da tela e texto” e controles mais avançados para vibração e toque, enquanto as preferências de proteção de tela foram renovadas, embora a funcionalidade subjacente permaneça inalterada. Toque rápido (Pixel 5+) pode ser usado para “Alternar lanterna”.
Os telefones com sensores de impressão digital subexibidos têm uma nova interface do usuário de configuração, enquanto o nível mínimo de economia de bateria agora é de 10%. O modo Bedtime do Digital Wellbeing , que apresenta alguns ajustes na interface do usuário, agora pode escurecer seu papel de parede quando ativo.
No que diz respeito às permissões, você não concede mais acesso amplo a “Arquivos e mídia” aos aplicativos, mas aprova “Fotos e vídeos” e/ou “Música e áudio”. Na verdade, um novo seletor de fotos permite que você compartilhe imagens e vídeos selecionados com aplicativos em vez de toda a sua biblioteca de mídia (no Android 11+ via Google Play Services).
Melhorias no wi-fi
Além disso, você não precisa conceder a localização de aplicativos para ativar a verificação de Wi-Fi graças a uma permissão de dispositivo Próximo para Wi-Fi, com os prompts também se beneficiando do Material You.
Há também um novo menu combinado de segurança e privacidade – chegando ainda este ano – nas configurações modeladas após o Hub de segurança do Pixel . O Google imediatamente informa se tudo “Parece bom” com uma grande verificação verde para iniciar uma verificação do Play Protect.
Outras configurações para segurança do aplicativo, bloqueio de tela, Verificação de segurança do Google, Encontrar meu dispositivo e muito mais aparecem abaixo como menus suspensos. Os novos módulos Mainline para Bluetooth e banda ultralarga (UWB) permitem que as correções sejam entregues por meio das atualizações do sistema do Google Play.
O Google está trabalhando para tornar o gesto de volta mais previsível , e alguns aplicativos começarão a oferecer suporte a isso no Android 13, mas não serão totalmente ativados (os proprietários de pixels podem verificar as opções do desenvolvedor) ou lançados até a próxima versão do sistema operacional.
Por fim, não deixe de conferir o easter egg do Android 13 (Configurações> Sobre o telefone> Versão do Android> toque rapidamente em “13”).
Tablets e dobráveis
Mais aplicativos e outras interfaces de usuário do sistema foram atualizados com layouts e otimizações de tela grande. No futuro, você poderá copiar texto, URLs, imagens ou vídeo do seu telefone Android e colá-lo em um tablet (ou vice-versa).
Os tablets agora registram a palma da mão e a caneta stylus como toques separados:
Assim, quer esteja a escrever ou a desenhar no seu tablet, irá sentir menos marcas perdidas acidentais que surgem simplesmente ao colocar a mão no ecrã.
Em relação ao Chromebook, o Android 13 em telefones permitirá que você “transmita seus aplicativos de mensagens diretamente” para o seu dispositivo Chrome OS. Isso permite enviar e receber rapidamente mensagens do Google Messages e outros aplicativos semelhantes, com o streaming de mensagens sendo lançado ainda este ano.
Lançamento do Android 13 Pixel
O lançamento do Android 13 começa hoje para o Pixel 4, Pixel 4 XL, Pixel 4a, Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro e Pixel 6a. Visite Configurações> Sistema> Atualização do sistema e clique no botão “Verificar atualização” se o OTA ainda não apareceu no seu dispositivo. Os usuários do Android 13 Beta 4.1 receberão uma pequena atualização para esta versão final.
O Programa Beta permanecerá aberto e continuará testando os lançamentos de recursos nos próximos meses. Depois que os inscritos no programa receberem a versão final, eles poderão visitar o site para optar por não participar e não precisarão limpar o telefone. Novamente, verifique se você tem a versão final do Android 13 e está saindo antes que a primeira nova versão beta seja lançada.