O Google acaba de anunciar uma grande atualização para o Android Auto. A mudança introduziria um design completamente novo. Essa atualização de design do Android Auto seria especificamente implementada para tornar os aplicativos de controle mais rápidos e fáceis. Portanto, o Google anuncia uma importante atualização de design do Android Auto.
Antes de mais nada, o Google diz que, a partir desta atualização, o Android Auto lembrará suas configurações e aplicativos. Assim, ao iniciar seu carro, ele começará a reproduzir a mídia e iniciará o aplicativo de navegação que você usa.
Isso é particularmente útil se você usa o Waze em vez do Google Maps. Do mesmo modo, se ouve serviços de streaming, como Deezer ou Spotify, para ter uma experiência mais personalizada sem um único toque. O Android Auto permite que você inicie facilmente a navegação até um destino específico tocando em um local sugerido ou dizendo “Ei, Google”.
Mais novidades
A nova versão do Android Auto também apresenta uma barra de navegação reprojetada que exibirá instruções passo a passo, além de fornecer acesso rápido aos controles de aplicativo e telefone. Dessa forma, você pode executar determinadas tarefas mais rapidamente, sem a necessidade de abrir cada aplicativo individualmente.
Com a nova barra de navegação, você poderá controlar facilmente seus aplicativos com um toque. Obtenha orientações passo-a-passo, retroceda o seu podcast ou receba chamadas na mesma tela, explica o Google.
Olá, centro de notificações!
Além de uma nova barra de navegação, o Android Auto também vem com um centro de notificações. Desse modo, exibirá as chamadas, mensagens e alertas recentes. Você pode ver, ouvir e responder a qualquer chamada perdida ou mensagem.
E como o poder de personalização é essencial para muitos usuários, o Google também está trabalhando para fornecer uma aparência nova para o aplicativo. O Android Auto apresentará um tema escuro, bem como toques coloridos e fontes redesenhadas.
O Android Auto atualizado será executado com perfeição em carros com telas mais amplas. Isto porque o Google se concentrou principalmente em otimizar o aplicativo para aproveitar ao máximo o espaço disponível na tela.
Assim, o Google anuncia atualização do Android Auto que começará a ser lançada para todos os carros compatíveis com o sistema.
Tarde demais?
O Android Auto é uma plataforma de infotainment no carro que fornece aos usuários o poder do Android ao volante. Com um carro compatível, o Android Auto oferece todas as ferramentas de que os motoristas precisariam. Basicamente, o fácil acesso a aplicativos de multimídia, controles de telefone e navegação.
Tudo é alimentado por telefones Android, que, de acordo com estatísticas de terceiros, representam atualmente quase 80% de todos os dispositivos móveis que estão por aí.
Em teoria, tudo parece mágico, mas na prática, o Android Auto deixa muito a desejar. Contudo, vamos começar recapitulando as melhorias que o Google está trazendo para o aplicativo.
Antes de mais nada, o Google está reformulando o Android Auto com uma nova barra de navegação que exibe instruções passo-a-passo para navegação e controles de telefone e música. Além disso, há um novo centro de notificação para mensagens, chamadas e coisas do tipo, bem como um tema escuro que deveria ser mais fácil para os olhos, especialmente durante a noite.
O Google também trabalhou em refinamentos mais sutis, como acentos coloridos e fontes aprimoradas, mas também na otimização do Android Auto para telas mais amplas. E por último, mas não menos importante, o Android Auto agora deve proporcionar uma experiência mais simples, continuando a reproduzir mídia e navegação ao iniciar o carro.
Não funciona como deveria
Essa mudança é, sem dúvida, bem-vinda. Porém, os usuários do Android Auto sabem muito bem que há vários problemas. Por exemplo, a falta de consistência. Usar o Android Auto diariamente pode ser uma roleta russa. Às vezes funciona, às vezes não. Então tudo depende de sua sorte.
As atualizações que o Google lançou para o Android Auto sempre foram uma experiência que os usuários prefeririam evitar. A maioria das atualizações quebrou coisas. Várias atualizações do Android Auto simplesmente quebraram os aplicativos de navegação, como o Waze. Da mesma forma, fizeram com que o telefone não fosse mais detectado pela unidade principal do carro.
Isso não é algo que acontece ocasionalmente, mas com frequência. Os usuários antigos do Android Auto certamente sabem disso.
Sem dúvida, novos recursos como os mencionados acima serão bem recebidos, porém somente se o Google os acertar. Por exemplo, o tema escuro deve vir com uma opção para permitir que os usuários o desliguem, porque nem todo mundo é um grande fã desse estilo visual. O comportamento para retomar a reprodução de música e navegação ao iniciar o carro também deve incluir um toggle para ser desativado por causa das razões óbvias.
Nem todos recebem atualização
Mas o mais importante é que o Google não apenas envia novos recursos. A empresa também muda o código principal do Android Auto.
Muitos usuários são céticos de que essa atualização ocorreria em primeiro lugar. E é tudo por uma boa razão, já que algumas das atualizações que o Google anunciou anteriormente nunca chegaram aos seus dispositivos.
O Google alega que essa reforma do Android Auto entraria em funcionamento em breve, mas tudo que ainda está em fase de desenvolvimento. Portanto, as novidades podem demorar.
O mais importante, neste momento, é que o Google gaste mais tempo corrigindo bugs no Android Auto porque todos sabem que há muitos deles no momento. Polir a experiência com o Android Auto nunca foi uma prioridade para a empresa, e é chegada a hora de fazer isto.
O Google deveria considerar-se sortudo pelo fato de a Apple não se esforçar muito para acertar o CarPlay, porque, dado o número limitado de alternativas, não há muito o que fazer se o Android Auto não estiver funcionando exatamente como o esperado.