A Apple está recebendo muitas críticas sobre o corte de 30% obtido nas compras dentro de aplicativos. A situação levou o Google a reprimir aqueles que contornam seu sistema de cobrança na Play Store.
O Google diz que sempre exigiu que os desenvolvedores que distribuem seus aplicativos na Play Store usem seu sistema de cobrança se oferecerem compras no aplicativo e paguem uma taxa de 30% dos pagamentos.
Todavia, alguns desenvolvedores, incluindo Netflix e Spotify, solicitam que os clientes paguem diretamente com cartão de crédito, evitando o imposto do Google.
Google exigirá que os desenvolvedores comecem a usar seu sistema de cobrança
O Google diz que menos de 3% dos aplicativos em sua loja ofereceram compras no aplicativo nos últimos 12 meses, e 97% deles usam o sistema de cobrança do Google. O Google está dando aos novos aplicativos até 20 de janeiro de 2021 para implementar seu sistema; enquanto os aplicativos existentes têm até 30 de setembro de 2021.
Ao contrário da Apple, o Google tem sido negligente com suas regras de pagamento, mas isso começou a mudar quando a Epic adicionou um sistema de pagamento direto ao Fortnite Mobile.
O Google cita o Fortnite como um exemplo da abertura do Android. O lançamento do Android 12 no próximo ano tornará mais fácil para as pessoas usarem outras lojas de aplicativos sem comprometer a segurança do dispositivo.
Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, escreveu:
Só cobramos uma taxa de serviço se o desenvolvedor cobrar dos usuários para fazer o download de seu aplicativo ou se eles venderem itens digitais no aplicativo; e achamos que é justo.
Essa abordagem não apenas nos permite reinvestir continuamente na plataforma, mas este modelo de negócios também alinha nosso sucesso diretamente com o sucesso dos desenvolvedores.
Fonte: Tech Spot
Microsoft Launcher para Android recebe nova atualização com melhorias de ícone
Android 12 oferecerá melhor suporte a lojas de aplicativos de terceiros