O Google lançou um patch de segurança do Android para os usuários do dispositivo da linha Pixel. Do mesmo modo, outros dispositivos receberão a atualização via OTA (On-The-Air) a qualquer momento. Então, leia neste post que Google lança correção de segurança para usuários Pixel.
As correções
O patch de segurança para Android de fevereiro de 2019 está sendo enviado para todos os dispositivos do Google. Ele inclui os níveis de segurança 2019-02-01 e 2019-02-05, para estruturas, bibliotecas e sistemas Android. Além disso, abrange o kernel, Nvidia e o componente Qualcomm. No total, foram corrigidas 42 vulnerabilidades de segurança.
O mais grave desses problemas é uma vulnerabilidade de segurança crítica no Framework. A falha permite que um invasor remoto usando um arquivo PNG especialmente criado execute código arbitrário dentro do contexto de um processo privilegiado.
A avaliação da gravidade é baseada no efeito que a exploração da vulnerabilidade poderia ter em um dispositivo afetado. Portanto, as correções aplicadas eliminam completamente o problema.
Os aparelhos Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel 2, Google Pixel XL 2, Google Pixel 3 e Google Pixel 3 XL serão adicionados nos próximos dias.
Melhorias no kernel Linux
O Google, é uma das empresas que mais traz componentes e fontes de recursos para o sistema operacional em Linux, apesar de fortes rumores sobre um possível abandono da licença GPL, do qual o Kernel Linux faz parte. Nada foi confirmado, e até uma nota oficial da Google sobre o assunto ser publicada, nada muda em relação ao sistema em si, e que continuam usando o Kernel Linux como base para suas operações e suas demais funcionalidades.