Os rastreadores Bluetooth são muito úteis para os usuários, sobretudo aqueles que precisam manter algum dispositivo sob seu controle de rastreamento. No entanto, há um lado ruim nisso. Embora possam facilitar a localização de itens, também podem ser mal utilizados para rastrear seu paradeiro, por exemplo. Mas o Google está lançando ferramentas que podem ajudar a mitigar os perigos que os rastreadores Bluetooth representam. O Google está lançando um recurso do Android para impedir o rastreamento indesejado de rastreadores Bluetooth.
Google traz recurso para impedir o rastreamento indesejado de rastreadores Bluetooth no Android
A empresa anunciou que está lançando um novo recurso que ajudará a mantê-lo protegido contra rastreamento indesejado de Bluetooth, com lançamento previsto para este mês. Os usuários do Android terão acesso a alertas de rastreadores desconhecidos.
Este recurso estará disponível para qualquer dispositivo com Android 6.0 ou superior. O Google diz que seus alertas de rastreadores desconhecidos oferecem três maneiras de se proteger contra rastreamentos indesejados: notificações, ações e verificação.
O novo recurso
Quando esse recurso estiver ativado, você será alertado (via notificação) de que um rastreador Bluetooth desconhecido se separou de seu proprietário e está viajando com você. Se você tocar no alerta, a gigante da tecnologia diz que você pode aprender mais sobre o rastreador e visualizar um mapa de onde o rastreador foi visto viajando com você.
Além disso, haverá uma opção “Tocar som” que fará com que o rastreador faça barulho para que você possa localizá-lo sem que o proprietário saiba. Esta ferramenta já funciona com Apple AirTags, mas será expandida para outras marcas eventualmente.
Esse recurso fornecerá ainda, informações sobre o rastreador, como seu número de série e os últimos quatro dígitos do número de telefone do proprietário, quando o rastreador estiver próximo à parte traseira do telefone. Além disso, você também receberá dicas sobre o que fazer a seguir e como desativar fisicamente o rastreador.
O uso final desse recurso permitirá que você verifique manualmente os rastreadores próximos. Entrando em Configurações>Segurança e emergência>Alertas de rastreador desconhecido, você poderá tocar no botão “Verificar agora”. De acordo com o Google, a varredura levará 10 segundos e você receberá uma lista de rastreadores que estão perto de você e foram separados de seus proprietários.
Esta notícia surge quando o Google acaba de anunciar que está adiando o lançamento da rede Find My Device. A decisão foi supostamente tomada para dar tempo à Apple para implementar proteções para iOS, aponta o Android Authority.