O Google anunciou que começará a lançar o sistema Privacy Sandbox em um número limitado de dispositivos Android 13 a partir do início de 2023.
O Privacy Sandbox para Android é um conjunto de tecnologias que o Google introduziu em fevereiro deste ano, com o objetivo de limitar o rastreamento de usuários e, ao mesmo tempo, fornecer aos anunciantes opções viáveis de medição de desempenho.
Desde então, o Google debateu várias propostas de design com desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing, refinando o sistema e preparando seus componentes para implantação provisória.
“A partir do próximo ano, planejamos lançar o Privacy Sandbox Beta inicial para dispositivos móveis Android 13 para que os desenvolvedores possam dar os próximos passos no teste dessas novas soluções”, menciona o comunicado de imprensa de hoje.
“Começaremos com uma pequena porcentagem de dispositivos e aumentaremos com o tempo.”
“Observe que as Developer Previews continuarão sendo lançadas, e é aqui que entregaremos os recursos mais recentes para feedback antecipado antes de serem lançados em dispositivos de produção”.
Os desenvolvedores de aplicativos são convidados a se inscrever para acessar as APIs do sistema e trabalhar em suas integrações desde o início, ao mesmo tempo em que ajudam o Google na próxima fase de testes.
O teste do Privacy Sandbox SDK Runtime será mais limitado, portanto, continuará na versão beta fechada.
Os interessados em participar e preparados para indicar recursos significativos ao teste podem acessar aqui.
Sandbox de privacidade para Android
O Privacy Sandbox para Android substitui os identificadores entre aplicativos e o rastreamento oculto por sistemas de API como “Relatórios de atribuição“, “Tópicos” e “FLEDGE“.
A API Topics funciona como um modelo de classificador que infere os interesses do usuário a partir do uso do aplicativo e informa os anunciantes adequadamente.
Os interesses do usuário são calculados semanalmente a partir de informações no dispositivo, e os 5 principais tópicos são selecionados de uma lista de milhares.
O FLEDGE é outro subsistema do Privacy Sandbox que abrange as APIs de seleção de anúncios e de público personalizado.
A seleção de anúncios fornece aos anunciantes informações sobre quais anúncios tiveram um bom desempenho em um determinado dispositivo, permitindo que eles renderizem o correto, enquanto o último oferece aos editores a opção de designar públicos-alvo com base em interesses.
Todas essas APIs combinadas substituem os códigos de publicidade usados no Android há muitos anos e também podem ser usados para rastrear usuários.
Google lançará Privacy Sandbox no Android 13
O SDK Runtime isolará o código de publicidade de terceiros, para que os aplicativos não o incluam mais em seu código. Eles não terão acesso a indicadores de interesse do usuário e outros dados relacionados a marketing.
O DuckDuckGo criticou o Privacy Sandbox como um sistema pretensioso que apenas introduz novos nomes para o que é essencialmente rastreamento indireto de usuários.
Além disso, a Brave afirmou que o Privacy System alcança modestas melhorias de privacidade às custas da escolha do usuário, ao mesmo tempo em que impõe a centralização do Google.
Apesar dessas vozes, o Google está avançando com seu plano de introduzir o novo sistema em todos os seus produtos, incluindo Chrome e Android.
Ao mesmo tempo, a gigante da tecnologia promete continuar levando em consideração as preocupações e o feedback, para resolver problemas com intervenção direcionada.