Desde 3 de agosto de 2020, todos os novos aplicativos enviados ao Google Play foram obrigados a atingir pelo menos o Android 10. A partir de agora, todas as atualizações para aplicativos existentes enviados ao Google Play devem ser direcionadas ao Android 10 (API de nível 29) ou superior.
O Google fez mudanças semelhantes no final do ano passado e tem exigido que os desenvolvedores de aplicativos visem níveis de API mais novos desde 2017.
Google mudou requisitos de nível de API para todos os aplicativos enviados ao Google Play
Desde seu lançamento em setembro de 2019, o Android 10 tem crescido de forma constante, com o sistema operacional sendo executado em 100 milhões de dispositivos apenas 5 meses após o lançamento. Em abril de 2020, o Android 10 estava rodando em 8,2% de todos os dispositivos certificados pelo Google.
Quando você dá uma olhada nas muitas novas APIs disponíveis, começa a perceber o quão importante é o Android 10. Algumas APIs notáveis: suporte para dispositivos dobráveis, suporte para 5G, suporte para tema escuro e recursos de privacidade aprimorados.
A maioria dos desenvolvedores provavelmente já adaptou seus aplicativos para o Android 10 ou superior, mas qualquer desenvolvedor que não o fizer agora deve cumprir as regras do Google ou corre o risco de abandonar seu software.
Ao exigir que os desenvolvedores de aplicativos visem o Android 10, o Google espera incentivar a adoção de novas APIs, proporcionando aos usuários uma experiência aprimorada.
Assim, o Google está lentamente fechando a lacuna de fragmentação e tornando mais fácil para os OEMs atualizarem seus dispositivos. No próximo ano, o Google exigirá que os desenvolvedores tenham como objetivo o Android 11 (API de nível 30), que é o lançamento mais recente.
Fonte: XDA Developers
Google descreve quatro motivos pelos quais suspenderá aplicativos Android da Play Store
Play Store trabalha em um recurso para compartilhar aplicativos sem internet
Xiaomi Redmi Note 8 finalmente recebe sua atualização MIUI 12 com Android 10