Nearby Share foi lançado em agosto de 2020, o serviço permite que telefones Android compartilhem arquivos entre si. No entanto, o que ninguém estava esperando aconteceu. Google já planeja uma nova atualização para 2021. Com isso, os usuários de smartphones Android poderão compartilhar arquivos entre seus smartphones ainda que estejam sem internet.
Se você já estava habituado a compartilhar arquivos, agora também poderá compartilhar aplicativos. Sim, você não leu errado, esse tipo de compartilhamento é chamado de P2P. Segundo informações do próprio Google, logo mais qualquer pessoa poderá enviar e receber aplicativos da Google Play Store, e claro, com a ajuda do Nearby Share.
Compartilhamento de aplicativo P2P no Android
Tão logo tudo esteja pronto, o trabalho do usuário que quer compartilhar o aplicativo é apenas acessar a Google Play Store e depois ir ao menu “Compartilhar aplicativo” e depois ir à seção “Meus aplicativos e jogos”.
No menu Compartilhar aplicativos você pode escolher qual ou quais aplicativos deseja compartilhar com outro usuário Android. Em seguida, basta que a pessoa que você escolheu compartilhar seu aplicativo aceite a solicitação.
Um dos grandes diferenciais do Nearby Share é que você já pode compartilhar seus arquivos sem Wifi e a pessoa que vai receber não precisa ter o aplicativo instalado. No entanto, tudo isso só vai funcionar bem a partir do Android 6.0 ou posterior, se você usa uma versão antiga do Android, lamento informar, mas não será desta vez.
Por ora, o Google não forneceu muitos detalhes sobre o compartilhamento de aplicativos entre usuários Android. O único requisito mencionado foi o Android 6.0 ou posterior. Também não sabemos se todos os telefones ainda que novos vão poder usufruir da novidade.
Por fim, se você já quer correr para experimentar o novo recurso de compartilhando de aplicativos do Android, espere só mais um pouco. Saiba que o Google já avisou que vai disponibilizar a novidade nas próximas semanas, isso quer dizer que a atualização deve chegar no final de 2020 ou bem no começo de 2021.
Com informações do Blog do Google