O Google pode lançar serviço de assinaturas para Play Store. As informações são do site 9to5Google. No início deste mês, o Google já havia anunciado uma série de novos recursos para desenvolvedores do Android, como o Instant Apps, para jogos pagos e atualizações no aplicativo. O rescurso seria útil para downloads grandes. Agora, para incrementar mais ainda a lucratividade, deve ser criado um serviço de assinatura “Play Pass”. Esse serviço já estaria em andamento.
Como seria o serviço de assinatura
O modelo de assinatura tem prosperado para filmes, programas de TV e, claro, música. O Google está tentando criar um serviço dominante deste último tipo com o YouTube Music , enquanto o YouTube TV fornece acesso a canais OTA e a cabo.
Agora, o Google pode estar planejando um serviço de inscrição para aplicativos e jogos para Android na Play Store. A XDA publicou referências a um serviço “Play Pass” que foi encontrado na Google Play Store. Existem algumas linhas de código, em que mais claramente aprece “PLAYPASS_SUBSCRIPTION”.
O Play Pass foi visto pela primeira vez em junho, mas a XDA recebeu recentemente uma pesquisa relevante do Google Opinion Rewards perguntando sobre um “Passe”. Enquanto isso, confirmamos que a versão mais recente (12.3.19) da Play Store ainda apresenta essas strings.
Imagine que sua loja de aplicativos tenha uma assinatura que oferece centenas de dólares em aplicativos pagos e jogos por uma taxa mensal. Quão bem “Pass” descreve este serviço?
Seleção de jogos
Tal serviço deve atender os jogadores, mesmo com a inclusão de “aplicativos pagos”. A maioria dos aplicativos hoje oferece um back-end pago de sincronização na nuvem. Adicionar uma assinatura do Play Pass poderia ser confuso para os usuários.
Muitas dúvidas
Enquanto isso, mesmo para jogos, esse modelo é um pouco estranho. A maioria dos aplicativos que as pessoas jogam hoje é gratuita e depende de assinaturas para obter recursos extras no app.
Assim, o Google precisaria oferecer títulos mais caros ou premium. Isso limita um pouco a seleção de aplicativos que podem ser incluídos no Play Pass. Além disso, não está claro quanto os desenvolvedores vão receber. Hoje eles ganham um valor pelo download inicial.
Então, novamente, o Google – como empresa – está claramente interessado em jogos. O Project Stream é a tentativa da empresa de ter títulos AAA no navegador Chrome. Ao mesmo tempo, esse esforço pode ser acompanhado por um hardware dedicado. Enquanto isso, o Área 120 está desenvolvendo um jogo de trivia social.