Google pode trazer um Modo de Voo Conectado para Android

google-pode-trazer-um-modo-de-voo-conectado-para-android

O modo avião sempre foi um recurso que você deve ativar e desativar manualmente no Android. Mas o Google pode estar trabalhando em um novo recurso que fará isso por você. Esse novo modo em desenvolvimento pelo Google deve ser chamado Modo de Voo Conectado e deve entrar em ação quando o dispositivo Android identificar que está em um avião.

Uma nova patente do Google apareceu online. De acordo com o documento, a patente é para um recurso chamado “Connect Flight Mode” (Modo de Voo Conectado), que funcionaria para dispositivos de computação móvel. Isso inclui seu telefone, tablet e notebooks.

Modo de Voo Conectado para Android

Aparentemente, o recurso é capaz de detectar quando você está em um avião. Se o recurso for acionado, ele ativará automaticamente o modo Avião para você e voltará ao modo normal quando detectar que você está de volta ao solo. Mas esta não é apenas uma maneira sofisticada de ativar ou desativar o modo Avião. Esse recurso aprimorado oferece suporte a conexões Wi-Fi e Bluetooth. Assim, você pode continuar conectado, enquanto o modo Avião normal os desliga junto com a rede celular.

A patente menciona que o recurso definirá as configurações de Wi-Fi para se adequar ao tipo específico de conexão que o avião aceita. No entanto, ele também pode se desconectar de uma rede se detectar que a bateria está fraca ou a qualidade da rede é ruim.

google-pode-trazer-um-modo-de-voo-conectado-para-android
Imagem: Reprodução | Android Authority

Além disso, o modo permitirá que seu dispositivo defina as configurações de Wi-Fi para garantir uma experiência contínua. Coisas como backups automáticos, atualizações de aplicativos em segundo plano e atualizações são desativadas quando esse modo é ativado.

Como funciona o recurso

Se você está se perguntando como tudo isso funciona, parece que quedas de pressão, sinais ultrassônicos, o sinal Wi-Fi de um avião e sua atividade de reserva de viagem funcionariam como possíveis gatilhos. Como afirma o documento, o processo ocorre “em resposta à determinação de que o sensor detectou informações indicando que o dispositivo de computação móvel está localizado no avião”.

Vale lembrar que, isso é apenas uma patente, ou seja, não há garantia de que esse recurso se tornará público. O Google e muitas outras empresas enviam patentes o tempo todo e apenas uma pequena porcentagem delas realmente vê a luz do dia. Mas se o Google lançar o Connected Flight Mode, pode ser um recurso bastante conveniente para os usuários do Android.