Google quer "atualizações contínuas obrigatórias" para dispositivos Android 11

O novo modelo de permissão do Android 11 é fantástico

Uma importante alteração pode ocorrer a partir do Android 11 se o Google conseguir o que quer: “atualizações contínuas obrigatórias” para todos os dispositivos com Android 11. Para tornar isto possível, a ideia é tornar as partições A/B obrigatórias em todos os futuros dispositivos.

Um membro do XDA Developers descobriu um commit no AOSP Gerrit intitulado “Exigir Virtual A/B em lançamentos do R”. O commit foi enviado por Yifan Hong, um engenheiro da equipe do Project Treble do Google.

A confirmação atualiza o Vendor Test Suite (VTS), um teste para verificar se o smartphone Android é compatível para fazer parte do Project Treble. Nesse caso específico, o teste verifica se o dispositivo Android 11 suporta ou não a partição A/B.

Como as atualizações contínuas A/B funcionam?

Para quem não sabe, o esquema de partição A/B refere-se a partições duplicadas no dispositivo Android. Ele permite que os OEMs instalem as atualizações do OTA na partição inativa que não está sendo usada.

A maior vantagem disso são as “Atualizações contínuas”, em que os usuários não precisam aguardar a instalação da atualização, como ocorre em segundo plano, no slot inativo. Após a reinicialização, o dispositivo muda para o slot atualizado e segue o mesmo protocolo no slot ativo anteriormente quando uma nova atualização chega.

Outra vantagem do esquema de partição A/B é que ele ajuda a evitar as conseqüências da instalação de uma atualização com defeito. Isso ocorre porque apenas o slot inativo será afetado. Além disso, nenhuma alteração é feita na partição atual para garantir reversão contínua.

A única desvantagem é que os OEMs terão que reservar mais espaço para o sistema de partição A/B. Isso pode não ser um problema, pois hoje em dia os smartphones geralmente possuem grande armazenamento interno.

Aparelhos

Vários dispositivos Android  já implementaram atualizações contínuas A/B, como toda a série Google Pixel, Xiaomi Mi A2, Xiaomi Mi A2 Lite, Asus ROG Phone, vários telefones Motorola e muito mais.

Como observa o XDA, o Google ainda não fez a confirmação, o que significa que as “Atualizações contínuas” obrigatórias podem ou não chegar ao Android 11. No entanto, se houver, a mudança será, sem dúvida, bem-vinda pela comunidade Android.

Fossbytes

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile